Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d

No basquete o aluno é orientado a amortecer a bola no momento em que a recebe, flexionando os braços para trás com uma das pernas, que vai auxiliá-lo na diminuição da velocidade e do impacto causado pela bola. Nestas condições ao fundamento relacionado será:

Marque a alternativa INCORRETA sobre os quatro campos de aplicação da Psicologia do Esporte apontado por Samulski:

Conforme a historicidade da educação física no Brasil, analise os itens a seguir e marque a opção correta: I. A reforma universitária de 1968 (Lei 5.540/68) expande a oferta de vagas nos cursos superiores, o que incrementaria a formação de profissionais de Educação Física; paralelamente o governo investia na formação de quadro em caráter de emergência, definia uma política setorial para a área de Educação Física e Esportes, legislava exclusivamente sobre a matéria, de forma a dotá-la de um aparato legal diferenciado (Lei 5.692/71, art. 7º; Decreto 69.450/71), incrementava uma política de publicação e circulação de ideias sobre a área [...], fomentava a pesquisa e a pós-graduação em Educação Física no Brasil (TABORDA DE OLIVEIRA, 2001, p. 19); II. A Educação Física passou a ser tratada ao nível de outro sistema, e porque gerou um interesse direto do Estado, que a inseriu em um contexto geral de desenvolvimento dos recursos humanos nacionais, sob o prisma da "aptidão física", e da projeção nacional via esporte de alto rendimento, sob o prisma da formação de novos talentos esportivos, incorporando definitivamente o conteúdo esportivo no 1º e no 2º grau; III. Tanto o MF [Método Francês], hegemônico durante o Estado Novo, como o ME [Método Esportivo], pós-70, privilegiaram o conteúdo informal, comando, lazer, controle interno e regras flexíveis. Isso significou a opção pela reprodução de modelos de atividades física informais, sem considerar as características e necessidades do aluno e do meio-ambiente; pelo papel ativo do aluno, cumpridor mecânico de ordens emanadas da autoridade docente, tendo o direito a pensar e agir por si próprio; pela reprodução das características do trabalho – seriedade, obrigatoriedade, limitações de tempo e espaço, valorização do resultado; pela intervenção de autoridades externas na resolução de conflitos, limitando a aprendizagem social e a capacidade dos próprios alunos de gerenciarem uma atividade grupal; e por fim, pelas regras predeterminadas e inquestionáveis, dificultando a compreensão de sua função e de seu processo de elaboração (BETTI, 1991, p. 165); IV. Teve ela [a Educação Física] – dada a contundente presença tecnicista nas Leis n. 5.540/68 e 5.692/71 – reforçado o seu caráter instrumental, caráter esse que, num primeiro instante, veio a configurar-se no zelar, enfaticamente, pela preparação, recuperação e manutenção da força de trabalho, buscando com esse proceder, assegurar ao ímpeto desenvolvimentista então em voga, mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada. Esse caráter instrumental, evidencia-se ainda mais quando o Decreto n. 69.450/71, em seu artigo 1.º, refere-se a ela como sendo "...ATIVIDADE que por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando (constituindo-se em) um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação nacional..." (CASTELLANI FILHO, 1988, p. 107, grifo do autor).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282