Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O chamado estilo policoral surge, durante o Renascimento, muito devido às condições acústicas da basílica de São Marcos, em Veneza, onde haviam dois órgãos e duas galerias para coros nas laterais do edifício. Dadas essas condições arquitetônicas e de acústica, compositores tiveram ocasião de escrever para mais de um coral em simultâneo. Instrumentos também participam dessa trama policoral, que é um estilo híbrido de homofonia e contraponto imitativo. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um dos maiores representantes dessa arte típica do norte da Itália.

Os itens seguintes representam gêneros, estilos ou termos musicais ordenados fora da sequência cronológica de aparecimento, na História da Música:

I. Troubadours;
II. Sinfonia;
III. Serialismo;
IV. Ópera;
V. Baixo contínuo;
VI. Organum;
VII. Lieder;
VIII. Madrigal;
IX. Canto gregoriano.

Assinale a alternativa que apresenta os itens na sequência correta, do mais antigo para o mais recente, na História da Música.

A respeito de Modos antigos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Os modos gregos são caracterizados de acordo com os intervalos de tons e semitons entre os graus.
II. Quando se diz dó lídio, quer-se dizer que essa escala, começando com a nota dó, tem os mesmos intervalos do modo lídio.
III. Os modos dórico e frígio se parecem com a tonalidade maior.
IV. Para construir o modo jônio a partir da nota lá -, usa-se uma armadura com 3#.
V. Os modos lídio e mixolídio se parecem com a tonalidade menor.

O Expressionismo, em música, está relacionado ao que se costuma chamar Segunda Escola de Viena.

Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos compositores que a ela pertencem.

Considere os seguintes gêneros do Período Barroco e assinale a alternativa que apresenta gêneros que exigem a participação de vozes (coro e/ou solistas).
I. Oratório.
II. Toccata.
III. Ópera.
IV. Prelúdio-Coral.
V. Paixões.

Compositores costumam se dedicar ao ensino e, muitas vezes, o fazem por meio da criação de coleções de obras em progressão de dificuldade. Fornecem ao instrumentista desafios que vão desde a mais simples linha melódica, de fácil execução, até complexas passagens de execução técnica elaborada. Bela-Bartók, compositor húngaro, destinou um trabalho que se divide em vários cadernos para a formação do pianista

. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse conjunto de obras.

Em relação aos acordes de 3 sons e colocando-se as tríades sobre os graus das escalas maiores e das escalas menores harmônicas, tem-se:

I. O acorde encontrado nos II, III e VI graus das escalas maiores é o acorde perfeito menor.
II. O acorde encontrado no VII grau das escalas maiores e no II e VII graus das escalas menores é o acorde de quinta aumentada.
III. O acorde encontrado no III grau das escalas menores é o de quinta diminuta.
IV. O acorde encontrado no V e no VI grau das escalas menores é o acorde perfeito maior.

Assinale a alternativa correta.

Sobre função tonal dos acordes, assinale a alternativa INCORRETA.

A respeito do Jazz, assinale a alternativa INCORRETA.

Considere as obras a seguir (itens I a V), todas pertencentes ao Modernismo (séc. XX). Classifique-as, respectivamente, de acordo com a técnica composicional ou estilo a partir da qual cada uma foi concebida.

I. Imaginary Landscape No. 4, de John Cage.

II. Mode de Valeurs et d’Intensités, de Olivier Messiaen.

III. Kontakte, de Karlheinz Stockhausen.

IV. Sinfonia dos Salmos, de Igor Strawinsky.

V. Variações para Orquestra Opus 31, de Arnold Schoenberg.

Dentre os compositores do Período Clássico, destaca-se pela enorme produção de obras sinfônicas. São 108 sinfonias dentre as quais as 12 últimas são conhecidas como Sinfonias Londres. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse importante compositor austríaco.

Compositor russo compôs obras importantes como O Amor das Três Laranjas, Alexander Nevsky, Romeu e Julieta (Opus 64), Visões Fugitivas (Opus 22) e Pedro e o Lobo.

Assinale a alternativa que apresenta o nome do compositor dessas obras.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282