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Guillaume de Machaut (c.1300-1377), o mais importante compositor da Ars Nova em França, compôs 23 motetos, 19 lays, 25 chansons balladées (viralai) e rondéis. Seu nome, no entanto, ficou relacionado com uma notável composição a quatro vozes, para o ordinário da missa (finalizado com o Ite, Missa Est).

O enunciado refere-se à

Caracterizado como um sistema de notação, produz textura típica, bastante coerente, que parte de uma linha de baixo, sobre a qual se sobrepõe outra, aguda, ornamentada. Entre elas, elementos harmônicos discretos asseguram uma unidade ao contexto, indicados por meio de cifras anotadas sobre a linha de baixo, caso se deseje que o acorde a ser tocado não esteja em seu estado fundamental. Diante do exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Trata-se do baixo contínuo, muito utilizado durante o período clássico, especialmente nas obras de Johann Sebastian Bach.
II. Trata-se do baixo contínuo, que aparece em obras do Período Barroco, mas logo em seguida, com o advento do Classicismo, cai em desuso.
III. Trata-se do baixo contínuo cuja execução poderia ser feita por uma viola da gamba (linha de baixo) e um cravo ou ainda um alaúde (instrumento harmônico) para os acordes.

Assinale a alternativa que apresenta gêneros bastante presentes durante o Período Romântico e que não contam com a participação do canto.

I. Sonatas, missas, polonaises, baladas e mazurcas.

II. Prelúdios, sonatas, scherzos, fantasias e oratórios.

III. Valsas, scherzos, noturnos, prelúdios e lieders.

IV. Improvisos, sonatas, rondós, estudos e valsas.

V. Canções sem palavras, toccatas, concertos, rapsódias e intermezzos.

Em relação à enarmonização, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na enarmonização de intervalos, a classificação dos intervalos permanece a mesma.
II. Na enarmonização dos acordes de três sons, as três notas do acorde são enarmonizadas e a classificação permanece a mesma.
III. Os acordes se enarmonizam duas vezes.
IV. A escala de Lab Maior tem por enarmônica a escala de Sol # Maior.

Dentre os madrigalistas tardios, destacam-se, primeiramente, Orlando di Lasso, Philippe de Monte e Giaches de Wert e, em seguida, Luca Marenzio, Carlo Gesualdo e Claudio Monteverdi, sendo que este último representa a transição entre Renascimento e Barroco, propondo a distinção entre o que chamou de prima prattica e seconda prattica.

Assinale a alternativa INCORRETA para o significado de seconda prattica, na concepção de Claudio Monteverdi.

Quanto ao andamento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. É o índice do grau de velocidade ou lentidão que se imprime à execução de um trecho de música.

II. É indicado por instruções escritas conhecidas como marcações de andamento, como Adágio, Andante, Allegro ou por batidas de metrônomo, as quais fornecem uma indicação mais exata do andamento.

III. A palavra tempo, que designa em italiano o andamento, também é usada com outras palavras para indicar marcações mais precisas, como tempo primo, tempo giusto, tempo di minueto.

IV. Outros fatores, além de indicações de andamento, podem influir sobre a velocidade em que uma peça deve ser executada. Na música antiga, a fórmula de compasso era significativa e também a escolha dos valores das notas foi determinante.

V. O tempo giusto era um conceito relacionado ao tactus do Renascimento e por vezes medido em termos da batida cardíaca, do passo que se andava ou do ritmo da respiração.

Em relação à enarmonia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Enarmonia de notas é a relação que existe entre notas do mesmo som e de nomes diferentes.
II. Cada nota tem sempre 02 enarmônicos, com exceção do sol #, que só tem um.
III. Para fazer a enarmonia de escalas, há situações em que é necessário utilizar tonalidades de 8 a 12 bemóis ou sustenidos.
IV. Para obter a escala enarmônica de determinada escala, é necessário que a soma dos respectivos acidentes seja igual a 12.
V. A escala de Dó maior pode ter por enarmônica a escala de SI # maior ou a escala de Re bb maior.

A técnica de regência se inicia com a postura do maestro, em pé diante da banda. Assinale a alternativa que apresenta características ideais da postura básica do maestro.

Assinale a alternativa que apresenta apenas instrumentos comumente utilizados para a música secular da Idade Média, em especial a destinada ao canto e às danças, entre os séculos IX e XII.

As mais de 600 obras de sua autoria foram compiladas no catálogo temático organizado por Ludwig Alois Friedrich Ritter von Köchel (1800-1877) durante o ano de 1862. Outro compositor também teve suas obras organizadas em catálogo temático próprio (Thematisches-bibliographisches Werkverseichnis), desta vez por Anthony van Hoboken (1887-1983). O primeiro compositor tem a numeração de suas obras precedida pela letra K. O segundo, pela abreviação Hob. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, quem são os compositores.

Frederic Chopin, depois de John Field, foi um exímio cultivador de um dos mais expressivos gêneros que caracterizam o Período Romântico.

A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Field e Chopin compuseram noturnos para as mais diferentes formações camerísticas.
II. Noturnos, nos catálogos de Field e Chopin, são obras para piano solo de caráter brilhante e virtuosístico, sempre dentro do que preconiza a forma sonata.
III. Noturnos são obras que expressam a ideia de intimismo e recolhimento e, no caso de Field e Chopin, destinam-se exclusivamente ao idiomático do piano.
IV. Noturnos, em Field e Chopin, são obras para coro ou para canto e piano em que a poesia enaltece a beleza oriunda de cenas noturnas, como o próprio nome sugere.

A transferência da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro intensificou as comemorações das festas reais e religiosas. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

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