Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 27 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O gesto do maestro é um dos meios mais importantes da comunicação não verbal, que produz uma resposta imediata nos músicos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente funcionalidades da mão direita e da esquerda do maestro, respectivamente.

“Quando me lembro das lágrimas derramadas ao ouvir os cânticos da vossa igreja nos primórdios de minha conversão à fé, ao sentir-me agora atraído, não pela música, mas pelas letras dessas melodias, cantadas em voz límpida e modulação apropriada, reconheço, de novo, a grande utilidade deste costume. Assim, flutuo entre o perigo do prazer e os salutares benefícios que a experiência nos mostra. Portanto, sem proferir uma sentença irrevogável, inclino-me a aprovar o costume de cantar na igreja para que, pelos deleites do ouvido, o espírito, demasiado fraco, se eleve até os afetos da piedade”. Esse é um excerto retirado do capítulo 33, x, de Confissões.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Johann Sebastian Bach compôs um conjunto de prelúdios e fugas destinados ao cravo e que, no catálogo de Wolfgang Schmieder (1950), encontram-se cada qual com um número específico que vai do BWV 846 ao 893.

O enunciado refere-se

Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo) é um conjunto de quatro óperas inscritas no gênero Drama Musical, proposto por Richard Wagner.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.

As peças pertencentes à suíte barroca eram sempre da mesma tonalidade e todas em forma binária, isto é, têm uma seção A, que termina com uma cadência imperfeita, e uma seção B, que resolve a seção A em uma cadência perfeita. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Allemande: originalmente uma dança alemã em compasso binário moderado, passa por modificações pelos autores franceses e se transforma em uma dança em quaternário com o primeiro tempo curto e fraco.

II. Courante: a italiana (corrente) era uma dança rápida, compassos 3/4 ou 3/8, enquanto a francesa (courante) utilizava o compasso 3/2 e o andamento era mais moderado.

III. Sarabanda: origina-se no século XVI como dança cantada na América Latina e na Espanha, chegando à Itália por meio do repertório da guitarra espanhola. Foi modificada na França (zarabanda francese) com andamento mais lento e adotada pelos compositores alemães como terceiro movimento padrão da suíte, geralmente em compasso 3/2.

IV. Giga: dança inglesa (jig) com duas variantes, a francesa (gigue) e a italiana (giga). No final do século XVII, surgiram dois estilos distintos: a giga francesa em andamento moderado e rápido (6/4, 3/8 ou 6/8) e a giga italiana, uma dança mais rápida, em compasso 12/8.

V. Na Alemanha, é introduzida uma nova dança entre a Sarabanda e a Giga, podendo ser também um par de danças, dentre elas, a Passacaglia, a Chacone, a Basse Dance e a Pavana.

Em relação à afinação, assinale a alternativa INCORRETA.

Assinale a alternativa que apresenta técnicas mecânicas de harmonização em bloco utilizadas em arranjo.

Para estes compositores, a música seria criação de deuses e semideuses, com poderes mágicos para curar doenças, purificar o corpo e o espírito, bem como operar milagres na Natureza. Estava fortemente associada às cerimônias religiosas. Monofônica (por vezes heterofônica) e sempre improvisada, a música que praticavam tinha uma proximidade grande com a poesia e a dança. Dois instrumentos (representados pictoricamente em vasos, ânforas e esculturas) estão quase sempre em uso, tocados separadamente, um de cada vez, principalmente em festivais, no teatro e em cultos religiosos. Assinale a alternativa que apresenta os compositores e os dois instrumentos aos quais o enunciado se refere.

Durante as duas últimas décadas do séc. XVII, dois tipos de música concertante foram bastante frequentes. Um requeria a presença de dois ou mais solistas que se destacavam dos demais membros da orquestra como protagonistas. Quanto ao outro tipo, o papel de protagonista ficava restrito a um único solista.

O enunciado refere-se

São obras de Igor Strawinsky para diferentes formações:

Em relação à modulação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A modulação é o deslocamento de uma tonalidade para outra. O modo mais simples de estabelecer uma tonalidade é a cadência.

II. As cadências mais decisivas são aquelas em que o acorde da dominante precede o da tônica. O acorde anterior ao da dominante pode ser construído sobre qualquer outro grau da escala.

III. Entre a tonalidade de origem e a de destino, acha-se uma zona que poderá pertencer tanto a uma como à outra. Ela pode consistir em um só acorde comum a ambas as tonalidades, ou em um grupo de acordes com significado tonal comum.

IV. A cadência frígia é mais indicada como cadência de passagem no decorrer de uma sequência harmônica ou como cadência final quando se deseja manter a conclusão aberta e indefinida.

V. As modulações que levam, com muita rapidez, as tonalidades distantes e inesperadas são conseguidas ao se fazer do último acorde da tonalidade de origem um acorde com alteração ampliada na tonalidade de destino.

Épocas distintas da música ocidental expuseram ideias diferentes sobre tipos de harmonia aceitáveis ou válidos. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282