Observe os excertos a seguir retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças” e assinale a alternativa em que se estabelece uma relação semântica de condição.
Considerando a importância da manutenção do paralelismo sintático na redação de documentos oficiais, assinale a alternativa em que o
paralelismo é mantido.
O termo e-mail pode ser definido de três formas diferentes: I. e-mail é um gênero textual; II. e-mail é um sistema de transmissão de mensagens eletrônicas; III. e-mail é um endereço eletrônico.
Em relação à definição de e-mail como gênero textual (I), é correto afirmar que
A partir das informações encontradas no texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, é correto afirmar que
Para a produção de documentos oficiais que mantenham a correção gramatical, a concisão, a precisão e a formalidade, é importante
compreender a estrutura da língua portuguesa, sabendo identificar, evitar e corrigir problemas sintáticos, quando for necessário. Dessa forma, uma das regras a se observar indica que o sujeito da oração não pode ser preposicionado.
Em qual alternativa há uma oração que atende corretamente a essa regra?
No que concerne à formatação de documentos oficiais, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando os excertos retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, assinale a alternativa correta
No texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, a palavra “que” é utilizada inúmeras vezes com funções diversas entre si. Qual das alternativas a seguir apresenta um trecho do texto no qual o “que” funciona como pronome relativo?
Considerando os excertos retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, assinale a alternativa correta.
Observe o excerto retirado do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”: “Na fase pré-escolar, elas consideram o cérebro responsável pela execução de tarefas como resolver problemas de matemática ou descobrir como funciona um brinquedo, mas imaginam que ele nada tenha a ver com os sentimentos e a imaginação.” e assinale a alternativa cujas alterações mantêm as relações sintáticas e
semânticas originais.