Ao refletir a respeito da origem da modernidade,
Habermas a associa ao surgimento de uma consciência
temporal que confronta o moderno ao antigo e cria uma
concepção histórica processual da vida, cujo horizonte
é um futuro que não pode ser previsto. Para o autor, a
modernidade é um projeto inacabado, no qual se deve
aprender com os desacertos que acompanham o projeto.
A Teoria da Modernidade de Habermas integra a
Teoria da Ação Comunicativa. Essa teoria procura explicar
a origem da moderna sociedade ocidental, diagnosticar
seus problemas e propor correção. Para tal, baseia-se
em um conceito de sociedade que associa a perspectiva
subjetiva do mundo vivido à perspectiva objetiva e do
resgate de um conceito de racionalidade.
ARANTES, O.; ARANTES, P. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas.
São Paulo: Brasiliense. 1992.
Considerando como base a imagem e o fragmento de texto acima, redija um texto dissertativo sobre o conceito de modernidade segundo Jürgen Habermas. (valor: 10,0 pontos)
Não temos nenhuma mística incorporada ao povo; portanto, não tem o
nosso povo considerado na sua expressão de povo-massa a consciência
clara de nenhum objetivo nacional a realizar ou a defender, de nenhuma grande
tradição a manter, de nenhum ideal coletivo, de que o Estado seja o órgão
necessário à sua realização. (...) Esse autossentimento e essa clara e perfeita
consciência só serão realizados pela ação lenta e contínua do Estado um
Estado soberano, incontrastável, centralizado, unitário, capaz de impor-se a todo
país pelo prestígio fascinante de uma grande missão nacional.
VIANNA, O. Problemas de organização e problemas de direção: o povo e o governo.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1952, p. 395 (com adaptações).
Oliveira Vianna foi um dos grandes críticos da incorporação da proposta liberal na realidade brasileira. Em contraposição,
advogou que o autoritarismo seria uma proposta válida para o país, na qual o povo-massa poderia ser politicamente
integrado pela ação de um Estado corporativo.
Considerando que os textos acima têm caráter motivador, redija um texto dissertativo sobre a incorporação da proposta liberal na realidade brasileira, identificando os pontos sobre os quais Oliveira Vianna constrói sua crítica ao liberalismo e sua proposta de autoritarismo e Estado corporativo. (valor: 10,0 pontos)
Concebemos o coronelismo como resultado da superposição
de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura
econômica e social inadequada. O coronelismo é sobretudo um
compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público,
progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos
chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível,
pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrurura
agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de
poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.
Paradoxalmente, entretanto, esses remanescentes de
privatismo são alimentados pelo poder público, e isso se explica
justamente em função do regime representativo, com sufrágio
amplo, pois o governo não pode prescindir do eleitorado rural,
cuja situação de dependência ainda é incontestável.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Forense,
1948, p. 40-41 (com adaptações).
Considerando as ideias do texto acima, redija um texto dissertativo acerca do tema do coronelismo no âmbito do
processo de desenvolvimento político-social brasileiro durante o período republicano. Em seu texto, aborde os
seguintes aspectos:
a) o papel dos atores sociais e o contexto sócio-histórico em que se desenvolveu esse fenômeno so cial;
(valor: 6,0 pontos)
b) a influência do coronelismo no desenvolvimento do sistema representativo no Brasil. (valor: 4,0 pontos)
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