Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:



Ao refletir a respeito da origem da modernidade, Habermas a associa ao surgimento de uma “consciência temporal” que confronta o moderno ao antigo e cria uma concepção histórica processual da vida, cujo horizonte é um futuro que não pode ser previsto. Para o autor, a modernidade é um “projeto inacabado”, no qual se deve aprender com os desacertos que acompanham o projeto.
A Teoria da Modernidade de Habermas integra a Teoria da Ação Comunicativa. Essa teoria procura explicar a origem da moderna sociedade ocidental, diagnosticar seus problemas e propor correção. Para tal, baseia-se em um conceito de sociedade que associa a perspectiva subjetiva do mundo vivido à perspectiva objetiva e do resgate de um conceito de racionalidade.

ARANTES, O.; ARANTES, P. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas.
São Paulo: Brasiliense. 1992.

Considerando como base a imagem e o fragmento de texto acima, redija um texto dissertativo sobre o conceito de modernidade segundo Jürgen Habermas. (valor: 10,0 pontos)

Não temos nenhuma mística incorporada ao povo; portanto, não tem o nosso povo — considerado na sua expressão de povo-massa — a consciência clara de nenhum objetivo nacional a realizar ou a defender, de nenhuma grande tradição a manter, de nenhum ideal coletivo, de que o Estado seja o órgão necessário à sua realização. (...) Esse autossentimento e essa clara e perfeita consciência só serão realizados pela ação lenta e contínua do Estado — um Estado soberano, incontrastável, centralizado, unitário, capaz de impor-se a todo país pelo prestígio fascinante de uma grande missão nacional.

VIANNA, O. Problemas de organização e problemas de direção: o povo e o governo.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1952, p. 395 (com adaptações).

Oliveira Vianna foi um dos grandes críticos da incorporação da proposta liberal na realidade brasileira. Em contraposição, advogou que o autoritarismo seria uma proposta válida para o país, na qual o povo-massa poderia ser politicamente integrado pela ação de um Estado corporativo.

Considerando que os textos acima têm caráter motivador, redija um texto dissertativo sobre a incorporação da proposta liberal na realidade brasileira, identificando os pontos sobre os quais Oliveira Vianna constrói sua crítica ao liberalismo e sua proposta de autoritarismo e Estado corporativo. (valor: 10,0 pontos)



Concebemos o coronelismo como resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada. O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrurura agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.
Paradoxalmente, entretanto, esses remanescentes de privatismo são alimentados pelo poder público, e isso se explica justamente em função do regime representativo, com sufrágio amplo, pois o governo não pode prescindir do eleitorado rural, cuja situação de dependência ainda é incontestável.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Forense,
1948, p. 40-41 (com adaptações).

Considerando as ideias do texto acima, redija um texto dissertativo acerca do tema do coronelismo no âmbito do processo de desenvolvimento político-social brasileiro durante o período republicano. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

a) o papel dos atores sociais e o contexto sócio-histórico em que se desenvolveu esse fenômeno so cial; (valor: 6,0 pontos)

b) a influência do coronelismo no desenvolvimento do sistema representativo no Brasil. (valor: 4,0 pontos)

GABARITO:

Em caso de dúvidas com relação à solução de alguma questão, assista às videoaulas de resolução no site. Digite na barra de busca o ID da pergunta desejada, você irá encontrá-lo ao lado do número da questão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282