Projetos possuem um objetivo definido e um ponto final definido, ao contrário das tarefas e responsabilidades
contínuas de empregos tradicionais, e diferentemente de muitos trabalhos organizacionais que são segmentados de acordo com uma especialidade funcional, em geral precisam de esforços combinados de uma variedade de especialistas.
Para a proposição das metas é fundamental que sejam apurados os valores iniciais de cada indicador, denominados de missão organizacional.
De acordo com Henry Mintzberg, os gerentes desempenham dez papéis, divididos em três categorias,
sendo elas: papéis interpessoais, papéis de processamento de informação, papéis de decisão.
O gerenciamento da qualidade compreende um conjunto de processos, ferramentas, objetivos e metas de uma
organização para melhorar a conformidade dos seus processos, produtos e serviços. Assim, quando se busca
melhorar a qualidade de um processo, pode-se utilizar, por exemplo, um gráfico de controle para representar as variações que afetam a percepção de qualidade por parte dos usuários dos serviços.
O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: seiri, seiton, seiso, seiketso e shitsuke.
O Seiton foi traduzido como senso de limpeza. Não se trata apenas de limpar, mas sim de manter um ambiente
sempre limpo.
Uma das tarefas mais desafiadoras de quem vai tomar uma decisão é a análise das alternativas, que pode ser
realizada segundo um dentre três conjuntos de condições. O primeiro a certeza, o segundo o risco e o terceiro a incerteza. Na certeza, o tomador de decisão conhece de antemão o resultado da decisão. No risco, há uma condição na qual o tomador de decisão pode calcular a probabilidade de alternativas ou resultados. Na incerteza, os tomadores de decisões não dispõem de informações suficientes para ter clareza sobre as alternativas ou calcular o seu risco.
Em um processo de tomada de decisão, as decisões recorrentes e rotineiras (não programadas) são mais bem
processadas pelos níveis inferiores da administração. Inversamente, as decisões não muito frequentes ou
únicas (programadas) são mais bem tomadas pela alta administração.
O planejamento constitui um processo sistemático e constante de tomada de decisões. É um processo de
ações inter-relacionadas e interdependentes que visam à obstrução de objetivos estabelecidos.
O desenvolvimento – ou planejamento – do cronograma de um projeto envolve a determinação das datas de início e fim do projeto, a definição dos membros da equipe dedicados a cada atividade e o pagamento de todas as parcelas da fonte de financiamento do empreendimento.
Gerenciar um projeto exige buscar uma forma equilibrada e combinar restrições, assim como de conciliar despesas com limites de financiamento e de promover o desenvolvimento do time.
A definição do escopo do projeto prepara o cenário para o desenvolvimento do plano. O escopo é uma definição do resultado final ou missão de seu projeto — um produto ou serviço para seu cliente ou consumidor.
Os 5S são um programa de gestão da qualidade desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1950,
que visa a aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. No Brasil, chamamos estes “S”
de sensos (de arrumação, ordem, limpeza, padrão e disciplina).
O gerenciamento da qualidade em uma entidade pública exige que sejam definidos os objetivos e as metas a
serem alcançados na entidade. Ou seja, para controlar e garantir a qualidade, deve-se, preliminarmente, planejar a qualidade e como ela será gerenciada. Para prover esse plano, o servidor público pode valer-se das teorias dos principais gurus da qualidade, como Demming, Krosby e Maslow, os quais lançaram as bases do que hoje é conhecido como o gerenciamento profissional da qualidade nas organizações.
Para atingir os objetivos definidos para um projeto, são necessárias muitas tarefas diferentes. Assim, o relacionamento entre todas essas atividades, ainda que complexo, pode ser facilitado pelo uso de ferramentas de gerenciamento do tempo e do cronograma, tais como os diagramas de rede do projeto, os gráficos de controle, os histogramas, os gráficos de pizza e os modelos de cronograma.
O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.
O shitsuke foi traduzido como senso de padronização, higiene, asseio e saúde. Ele visa a padronizar comportamentos trazendo conforto para a saúde física e mental dos colaboradores.