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Considerando o projeto ético-político do Serviço Social e a Política de Educação enquanto um dos espaços sociocupacionais de atuação do Assistente Social, avalie os princípios fundamentais presentes no Código de Ética Profissional do Assistente Social que corroboram com a concepção de educação que deve orientar a atuação profissional. Marque a seguir com V para verdadeiras e F para as falsas.

( ) Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

( ) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

( ) Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

( ) Denunciar, no exercício da profissão, às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas, ausência de condições mínimas de sobrevivência, discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão.

( ) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com objetivo de garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, avalie as afirmações e marque com V as verdadeiras e F as falsas:

( ) A Política Nacional de Educação Especial orienta os sistemas de ensino para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes, em classes comuns, bem como os serviços da educação especial, nas escolas regulares, de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades.

( ) A PoHtica em questão tem como objetivos a proteção à famflia, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

( ) A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

( ) O Programa BPC na Escola, tem como objetivo monitorar o acesso e permanência na escola dos beneficiários do Benefício da Prestação Continuada - BPC com deficiência, na faixa etária de O a 18 anos, por meio de ações articuladas, entre as áreas da educação, assistência social, direitos humanos e saúde.

( ) O Programa Nacional de Assistência Estudantil- PNAES, Decreto N° 7.234/2010, prevê que ações de assistência estudantil deverão ser desenvolvidas tendo em vista o acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

José Paulo Netto, uma das principais referências teóricas na área do Serviço Social, escreveu um texto tratando sobre a crise do capital e as consequências societárias. Ele afirma: "Estas transformações estão vinculadas às formidáveis mudanças que ocorreram no chamado "mundo do trabalho" e que chegaram a produzir as equivocadas teses do "fim da sociedade do trabalho" e do "desaparecimento" do proletariado como classe, mudanças que certamente se conectam aos impactos causados circuitos produtivos pela revolução científica e tecnológica em curso desde meados do século XX[ .. .]" (NETTO, 2012). Considerando as alterações no "mundo do trabalho" e nos escritos do autor acerca desta temática, assinale a alternativa verdadeira:

Cada vez mais é esperado do trabalhador que para além de suas atribuições específicas, desenvolva atividades em articulação com profissionais de áreas de formação diversas da sua. Avalie as afirmações adiante:

I. Profissionais de formação diversas trabalhando em projetos individuais, dividindo o mesmo espaço físico, caracterizam o trabalho interdisciplinar.

II. Profissionais de formação diversas trabalhando em projetos articulados, em espaços físicos diferentes, caracterizam o trabalho interdisciplinar.

III. Profissionais de formação diversas trabalhando ações específicas de um mesmo projeto, dividindo o mesmo espaço físico, caracterizam trabalho multiprofissional.

IV. Profissionais de formação diversas trabalhando na proposição de um novo saber, em espaços físicos diferentes, caracterizam o trabalho transdisciplinar.

V. Profissionais de formação diversas trabalhando na proposição de um novo saber, dividindo o mesmo espaço físico, caracterizam o trabalho transdisciplinar.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas VERDADEIRAS.

O Decreto N° 7.234/201 O, que trata do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Com relação ao Programa, marque com V as verdadeiras e com F as falsas as afirmações a seguir:

( ) São objetivos do PNAES: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior, reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

( ) As ações de assistência estudantil serão executadas por instituições federais de ensino superior, abrangendo os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente.

( ) O Programa em questão atua em três eixos principais: a complementação da renda, a garantia de acesso a direitos e a articulação com outras ações.

( ) As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas, exclusivamente, nas áreas de moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde e esporte.

( ) As ações de assistência estudantil devem considerar a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, de forma preventiva, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Como instrumento normativo, o Código de ~tica Profissional materializa o compromisso ético-político dos Assistentes Sociais com um projeto de sociedade em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Com base na Resolução CFESS n° 273/1993, avalie as afirmações que dizem respeito os princípios fundamentais da profissão e indique com V as verdadeiras e F as falsas:

( ) Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

( ) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.

( ) Respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações e das classes trabalhadoras.

( ) Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais.

( ) Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

A atuação profissional do assistente social pode ser definida de várias formas. Na perspectiva de Regina Célia Tamaso Miotto, podemos afirmar que a práxis se materializa por meio de qual afirmação:

Segundo Maria da Gloria Gohn (2013), a educação contribui para a criação de uma cultura universal dos direitos humanos, para o fortalecimento dos direitos e liberdades fundamentais do ser humano. Nessa direção, avalie as afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas:

I. O Código de Ética do/a Assistente Social, Lei n° 8.662/1993, prevê entre os princípios fundamentais da profissão a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

II. Entre os desafios para a atuação dos/as assistentes sociais na política de educação está aprofundar o ebate e a garantia do respeito à diversidade humana, como direitos humanos, considerando a livre orientação e expressão sexual, livre identidade de gênero na perspectiva de uma educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/transfóbica.

III. O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC, PDI 2015-2019, prevê na organização política, pedagógica e administrativa para o seu funcionamento, a diretriz de promover ações inclusivas que visem ao acesso, à permanência e ao êxito do aluno, respeitando os direitos humanos baseados nos princípios de justiça, igualdade, cooperação e compreensão.

IV. Na Política de Educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações e abordagens profissionais exclusivamente individuais, frente aos processos de ampliação dos direitos sociais.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas VERDADEIRAS.

Sobre o que dispõe a Lei Orgânica da Assistência Social coloque V para verdadeiro e F para falso.

( ) O financiamento dos benefícios, serviços, programas e projetos estabelecidos nesta lei poderá ser realizado com os recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados à pessoa física que lhe preste serviço.

( ) O financiamento da assistência social no SUAS deve ser efetuado mediante cofinanciamento de pelo menos dois entes federados, devendo os recursos alocados nos fundos de assistência social ser voltados à operacionalização, prestação, aprimoramento e viabilização dos serviços, programas, projetos e benefícios desta política.

( ) Entendem-se por benetrcios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. Por isso, O CNAS, ouvidas as respectivas representações de Estados e Municípios dele participantes, poderá propor, na medida das disponibilidades orçamentárias das três esferas de governo, a instituição de benefícios subsidiários no valor de até vinte por cento do salário-mínimo para cada criança de até 6 seis anos de idade.

( ) A utilização dos recursos federais descentralizados para os fundos de assistência social dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal será declarada pelos entes recebedores ao ente transferidor, anualmente, mediante parecer técnico submetido à apreciação do respectivo órgão, que comprove a execução das ações na forma de regulamento.

( ) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com sessenta e cinco anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Entretanto, mediante proposta ao Poder Executivo, o Conselho Nacional de Assistência Social, por decisão da maioria simples de seus membros, poderá propor a alteração dos limites de renda mensal per capita, respeitados o orçamento da seguridade social e a disponibilidade do Fundo Nacional de Assistência Social.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

É sabido que o profissional de Serviço Social desenvolve sua atuação no cerne da questão social, muito comumente, por meio de políticas públicas. A este respeito, assinale a afirmação CORRETA:

A nova divisão internacional do trabalho que se reestruturou nas últimas décadas, produziu alterações nas relações de trabalho, com reflexos no Brasil, principalmente a partir da metade dos anos 80, intensificados ao longo dos anos 90. A seguir indica-se características presentes nessas novas configurações, EXCETO:

Conforme o estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, associe a segunda coluna com a primeira:

I. Princípios fundamentais

lI. Direitos do assistente social

III. Deveres do assistente social na relação com os usuários

IV. Direitos do assistente social na relação com as instituições empregadoras e outras

V. Deveres do assistente social na relação com as instituições empregadoras e outras

( ) Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.

( ) Contribuir para a correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.

( ) Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as.

( ) Ter livre acesso à população usuária.

( ) Exercício do serviço social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

O processo de acumulação do capital gera desigualdades que se materializam na chamada "questão social". O Estado assume o papel de unificação dos interesses das classes burguesas, agindo na consolidação da modernização capitalista. De acordo com os postulados neoliberais, identificamos abaixo alguns elementos que indicam a ação do Estado no que se refere ao enfrentamento da "questão social", na atualidade:

I. Implementação de programas focalizados de proteção à pobreza.

II. Ampliação dos investimentos em políticas de proteção social.

III. Tendência à privatização da política social pública.

IV. Fortalecimento de políticas públicas de cunho universal.

Assinale a opção que apresenta somente a afirmativa INCORRETA:

De acordo com a Constituição Federal de 1988, Art. 206, o ensino será ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Considerando esse princípio, avalie as afirmações adiante:

I. De acordo com a Lei N° 12.711/2012, as instituições federais de educação superior reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

II. O Decreto n° 5.840, 13 de julho de 2006, que institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA tem como princípio garantir uma política de formação docente para a EJA.

III. A expansão da educação superior conta com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior e tem como uma das diretrizes a ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil.

IV. O Programa Nacional de Assistência Estudantil- PNAES, Decreto N° 7.234/2010, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas VERDADEIRAS.

A divisão sexual do trabalho é categoria fundamental para analisar as relações de trabalho na contemporaneidade. Mirla Cisne informa que "Essa divisão segmenta os trabalhos de homens e mulheres e hierarquize tais trabalhos de forma a subalternizar os considerados naturalmente femininos em relação os considerados naturalmente masculinos. O acesso das mulheres às profissões adequadas ao sexo feminino, todavia, não se desenvolve naturalmente (CISNE, 2012, p. 1 09). Analise as alternativas abaixo e responda se estão verdadeiras ou falsas.

( ) A divisão sexual do trabalho resulta de um sistema patriarcal capitalista e confere posições diferentes para homens e mulheres no mercado de trabalho.

( ) A divisão sexual do trabalho foi construída socialmente no bojo das relações capitalistas de produção mas foi superada com a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

( ) A divisão sexual do trabalho muitas vezes não é percebida e nem problematizada devido à naturalização da subalternidade das mulheres, dos papéis por elas desempenhados e das relações de exploração a que são submetidas.

( ) A ampla inserção das mulheres no mercado de trabalho, principalmente aquelas residentes das áreas urbanas, não alterou as responsabilidades que lhes foram conferidas historicamente na realização do trabalho domésticos e pelos cuidados familiares.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

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