O exame do ato administrativo revela nitidamente a existência de alguns requisitos necessários à sua formação. Nesse contexto, assinale o requisito que se identifica com o conteúdo do ato, através do qual a Administração manifesta seu poder e sua vontade ou, ainda, pode atestar simplesmente situações preexistentes.
Marque o item que indica o documento que se define por ser um ato administrativo complexo em que uma entidade pública acorda com outra ou outras entidades, públicas ou privadas, a realização de obra ou serviço público de competência da primeira.
Assinale o item que apresenta a barreira que ocorre na comunicação quando o interlocutor tem uma ação que leva a emprestar a outrem intenções que nunca teve, mas que teria no lugar dele.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais devem ser identificados, pela ordem dos elementos, da seguinte maneira:
Assinale a alternativa que indica o documento que registra, de modo sucinto, fatos e decisões ocorridos em assembleias, reuniões ou sessões, e que é lavrada em livro próprio, que deve conter termo de abertura e de encerramento, bem como as páginas numeradas e rubricadas.
Marque a opção que indica para que destinatário, em correspondências oficiais, se utiliza o pronome de tratamento "Vossa Reverência".
Assinale a alternativa que corretamente apresenta a definição do documento chamado "instrução".
Assinale quais equipamentos são usados para a digitalização de documentos planos em folha simples, de documentos encadernados que necessitem de compensação de lombada, de forma a garantir a integridade física dos mesmos, bem como para os documentos fisicamente frágeis, já que não ocorre nenhuma forma de tração ou pressão mecânica sobre os documentos.
Assinale a alternativa que indica os atos administrativos cujo fundamento encontra-se no Poder Hierárquico e que visam disciplinar o funcionamento da Administração bem como a conduta de seus agentes no desempenho de suas atribuições.
Assinale a alternativa que apresenta o valor atribuído aos documentos que se referem às operações financeiras e à comprovação de receitas e despesas geradas para atender às exigências governamentais.
Assinale qual é o evento cujo objetivo é estimular a produção de ideias visando à solução de algum problema no qual as demais ideias vão surgindo conforme os participantes vão discutindo o assunto.
Nas comunicações administrativas oficiais, é comum utilizarem-se algumas expressões e vocábulos latinos de uso frequente, como a expressão em latim sine die , que significa
Marque a opção que corretamente apresenta a expressão, em latim, que significa "com a devida licença", usada para iniciar uma argumentação ou opinião divergente.
Marque a alternativa que corretamente indica como se denomina o estágio de preparação e de transmissão de documentos.
Considere as caraterísticas abaixo relacionadas e marque a opção que indica a qual atributo da redação oficial elas se referem.
i. utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;
ii. usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;
iii. buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;
iv. não utilizar regionalismos e neologismos;
v. pontuar adequadamente o texto;
vi. explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela; e
vii. utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução.