A identificação científica de um cadáver é de fundamental importância por conta das diversas repercussões jurídicas, como no direito das sucessões e extinção de pena. Por isso, os métodos de identificação devem ter certas características que confiram confiabilidade e viabilidade de utilização.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Um cadáver foi trazido para o Instituto Médico Legal para passar por autópsia, com histórico de ter sido morto após uma discussão em um bar. Ao final do exame foram detectados três orifícios de forma arredondada, de diâmetros de cerca de oito milímetros em região torácica anterior, com bordas invaginadas e enegrecidas, com pequeno halo equimótico, em dorso existia um orifício de formato irregular, estrelado e sangrante, de cerca de 3cm de diâmetro, com bordas evaginadas.
Sobre o caso e a temática envolvida, é correto afirmar que
A marca de Jellinek é:
A parafilia que se caracteriza por obtenção de prazer sexual ao se proferir ou ouvir palavras obscenas, palavrões e agressões verbais denomina-se:
Em um cadáver que foi vítima de afogamento e permanece na água, o sinal do início da putrefação é mais perceptível em:
Com relação aos disparos de arma de fogo, é correto afirmar que:
Assinale a opção que apresenta associação correta entre instrumento e os objetos capazes de provocar lesão corporal.
Em relação ao aborto, pode-se afirmar que:
A lesão produzida por infiltração hemorrágica nas malhas tissulares adjacente, causada por instrumento contundente, é denominada:
É elemento de certeza de conjunção carnal recente:
Em se tratando de morte violenta, é defeso afirmar que:
A agressão causada a uma pessoa com substância cáustica líquida recebe o nome específico de:
A fase da putrefação em que ocorre a liberação de gases que deformam o corpo e fazem pressão sobre os vasos, expulsando o sangue para a periferia denomina-se:
Um corpo foi encontrado em um riacho parcialmente coberto pela água, e apresentava um fio elétrico ao redor de seu pescoço. Ao final do exame necroscópico, foi observado um sulco contínuo, duplo, de mesma profundidade em toda sua extensão, no terço médio do pescoço. Não foi observado líquido em vias aéreas inferiores e cada pulmão pesava por volta de 700g.
Tendo em vista a situação apresentada, é correto afirmar que
Um corpo é encontrado totalmente pendurado pelo pescoço e foi observado um laço feito com lençol e nó fixo. Durante o exame de corpo de delito, observou-se que o sulco era estreito, uniforme, contínuo e horizontal.
O laudo cadavérico deve concluir por: