

Acerca do trecho “(..) são também uma intervenção na sociedade, não apenas para desmistificar muitos dos preconceitos que a sociedade brasileira ainda tem quanto à língua, mas principalmente para formar cidadãos críticos, que sabem avaliar um argumento.” (linhas 21 a 23), uma forma de confrontálo é
Caso o trecho “Há várias propostas para a Linguística entrar na escola.” (linhas 5 e 6) fosse reescrito como “Tem várias propostas para a Linguística entrar na escola”, o professor deveria, em sala de aula, dizer ao aluno que houve uma reescrita

A passagem “A língua que o aluno traz para a escola.” (linha 31) reflete uma ideia de gramática por meio de descrição do fenômeno natural de aquisição gramatical, o que se denomina de gramática descritiva ou de linguística descritiva. Um dos principais pesquisadores brasileiros sobre neste assunto, tendo-se como base a gramática escrita por ele (ela), é


Assinale a alternativa que apresenta o segmento do texto em que a conjunção e apresenta valor aproximado de adversidade (e não de adição), em função do contexto em que essa conjunção é empregada.

A julgar pela estrutura e pelo conteúdo que apresenta, é correto afirmar que o texto seja condizente com


É possível afirmar que o texto das autoras refere-se à chamada “língua natural”. Tal língua é - predominantemente - escopo do estudo


Uma das áreas da linguística mais estudadas atualmente é o gerativismo linguístico, que cria o conceito de Gramática Gerativa. Um dos linguistas mais respeitados nesse campo de pesquisa e conhecido também como o “pai” dessa gramática é



Ainda sobre o trecho “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos.” (linhas 11 e 12), pode-se afirmar que a oração que se inicia pelo anafórico “essa” possui, relacionada ao período anterior, o objetivo de


“Eu lhe dizia em vão - pois que Maria quanto mais eu rogava, mais chovia.” (linhas 17 e 18)
Mantendo-se as relações de sentido e a correção gramatical, sem que nenhuma outra modificação seja feita, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por

Assinale a característica mais adequada ao tipo de escrita presente no TEXTO 2.
TEXTO I


TEXTO II

A relação entre o TEXTO 1 e o TEXTO 2 estabelece-se por meio de


Em razão da escolha da citação do educador brasileiro Paulo Freire, pode-se inferir que há um “alerta” das autoras acerca da necessidade de que se evitem os autoritarismos (imposições) em relação ao ensino de língua no Brasil, com o objetivo de que a aprendizagem linguística não cause traumas ao educando, bem como não o afaste da língua “que é dele”. Uma obra de linguística brasileira que trabalha, por meio da sociolinguística, a relação do falante com os falares, de modo a ter como um dos principais objetivos demonstrar que não há apenas uma gramática, mas sim, “gramáticas” e que não pode haver estigmatização linguística é


Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de gradação.

O TEXTO 2 deve ser considerado prioritariamente
Para promover, junto aos alunos, o reconhecimento da função da literatura entre outras esferas da comunicação humana, o professor deverá