“O fato de a comunidade surda ser a única comunidade que, em qualquer país, está inserida na e cercada pela comunidade majoritariamente ouvinte faz com que as línguas de sinais estejam em contato direto com as línguas orais locais. Nessa “coabitação” linguística, é natural ocorrer empréstimos, mesclas e hibridismos.” (Gesser, 2009) A partir do ponto de vista exposto no texto acima, foi criado um mito acerca das línguas de sinais. Assinale a alternativa que indica a qual mito estamos nos referindo.
O classificadores na Libras podem ser de vários tipos. Sobre o tema, analise as descrições a seguir. I. Classificador que produz forma e tamanho e geralmente é feito com as duas mãos, para reprodução mais fiel de formas simétricas, assimétricas e tamanhos do que está sendo descrito. II. Classificador que reproduz posição ou movimento de objetos, pessoas e animais em número determinado ou não. III. Classificador que produz a forma de utilizar determinado objeto. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos classificadores apresentados.
Sobre os verbos espaciais e verbos classificadores, assinale a alternativa que contenha exemplos desses dois tipos de verbos, respectivamente.
Segundo Quadros (2004), sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais. Tais expressões são chamadas de marcações não-manuais. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que possui somente expressões não manuais.
Segundo constatamos em diversos autores no campo dos Estudos Culturais, o conceito “artefatos” não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções de sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo (Strobel, 2008). De acordo com a informação acima, analise os itens a seguir buscando identificar quais deles são artefatos culturais do povo surdo. I. Experiência visual e literatura surda. II. Desenvolvimento linguístico e política. III. Família e vida social e esportiva. IV. Artes visuais e fonológicas. Assinale
“Uma vez a empregada doméstica estava lavando o quintal no fundo da casa e eu ficava sentada observando a água suja de lama e sabão correndo até o bueiro. No meio desta sujeira estava um bicho estranho, de mais ou menos uns seis centímetros, que estava morto. Assustei-me porque associava com o bicho que vi na televisão outro dia, jacaré enorme que comia as pessoas e tive muitas noites de insônias, com medo da existência desse bicho no nosso quintal e que viria me pegar e comer. Só agora que entendo que não era um jacaré, e sim simplesmente uma lagartixa. Não havia ninguém que me informasse sobre isso.” (Strobel, 2008) Este é um relato de uma experiência da autora durante a sua infância. Na época, ela não tinha contato com sujeitos surdos e nem com a comunidade surda. A partir desta informação, escolha o artefato cultural que corresponde com o mencionado pela autora.
Carmem, professora de Libras, pediu aos seus alunos do primeiro semestre que assistissem o filme The Hammer (2010) e fizessem um pequeno resumo sobre o que haviam achado do filme. Ela recebeu o seguinte resumo de um aluno: “O filme The Hammer (2010): O filme conta a história de Matt Hamill, um dos maiores lutadores surdos dos Estados Unidos. Matt foi incentivado pelo avô desde criança a praticar luta livre e fez disso seu objetivo de vida. Quando jovem, o Matt ingressa no RIT (Instituto de Tecnologia Rochester), que é um instituto que tem muitos surdos, e ele tem contato com a Libras. O Matt aprende a se comunicar em Libras e começa um romance com uma surda. É muito importante os surdos aprenderem Libras, como também é importante que as pessoas reconheçam que a Libras é a língua dos surdos.” Considerando o relato apresentado, assinale a alternativa correta.
De acordo com a Lei n° 13.146/2015 no que tange ao direito à educação, analise as afirmativas a seguir buscando identificar quais delas representam incumbências que o poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar. I. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena. II. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, no projeto pedagógico do atendimento educacional especializado. III. Acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar. IV. Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência. Assinale