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Folha de respostas:

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Leia este texto para responder à questão.

Eu queria poder pegar nela.

Atendendo ao critério sintático, para preservar a regência verbal, e ao semântico, para preservar o sentido, é possível ALTERAR essa frase para:

Leia este texto para responder à questão.

Eu, em pequena, roubava rosas.

A forma verbal em destaque, flexionada no pretérito imperfeito do indicativo, no contexto em que está inserida, DENOTA:

Leia este texto para responder à questão.

Entreabri somente o bastante para que meu esguio corpo de menina pudesse passar.

Esse período contém uma Oração Subordinada Adverbial:

Leia este texto para responder à questão.

Havia em Recife inúmeras ruas, as ruas dos ricos, ladeadas por palacetes que ficavam no centro de grandes jardins. Eu e uma amiguinha brincávamos muito de decidir a quem pertenciam os palacetes.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a concordância verbal no trecho.

Leia este texto para responder à questão.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que apresenta um ícone FIGURATIVO a ele associado é o de número:

Leia este texto para responder à questão.

Para justificar os roubos que cometia, a narradora se vale de um argumento que se pauta:

Leia este texto para responder à questão.

E não havia jeito de obtê-la(1). Se o jardineiro estivesse por ali, pediria a rosa, mesmo sabendo que ele nos expulsaria(2) como se expulsam(3) moleques. [...] No meio do meu silêncio e do silêncio da rosa, havia o meu desejo de possuí-la(4) como coisa só minha.

Considerando as regras de colocação pronominal, tanto a próclise quanto a mesóclise podem ser USADAS na expressão de número:

Leia este texto para responder à questão.

Levei-a para casa, coloquei-a num copo d'água(1), onde ficou soberana, de pétalas(2) grossas e aveludadas, com vários(3) entretons de rosa-chá(4). No centro dela a cor se concentrava mais e seu coração(5) quase parecia vermelho.

Uma das regras de acentuação gráfica determina é de que os vocábulos terminados em encontros vocálicos e pronunciados como ditongos crescentes devem ser acentuados.

Atendem a essa regra as PALAVRAS destacadas e numeradas em:

Leia este texto para responder à questão.

Enquanto isso, entreabri lentamente(1) o portão de grades um pouco enferrujadas, contando já com o leve(2) rangido. Entreabri somente o bastante(3) para que meu esguio(4) corpo de menina pudesse passar.

Considerando o contexto em que se encontra, assinale a palavra cuja classificação foi atribuída INCORRETAMENTE:

Leia este texto para responder à questão.

A corrida de volta ao portão(1) tinha também de ser sem barulho. Pelo portão que deixara entreaberto(2), passei segurando a rosa. E então nós duas pálidas, eu e a rosa, corremos literalmente para longe da casa(3).

Avalie as categorizações sintáticas feitas das estruturas destacadas e numeradas.

I- (1) é sujeito simples.
II- (2) é oração subordinada adjetiva restritiva.
III- (3) é objeto indireto.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) categorização(ões) feita(s) em:

Leia este texto para responder à questão.

“Aquele branco é meu." “Não, eu já disse que os brancos são meus." “Mas esse não é totalmente branco, tem janelas verdes."

Nesse fragmento, as ASPAS foram empregadas para:

Leia este texto para responder à questão.

Havia uma igreja presbiteriana perto de casa, rodeada por uma sebe verde, alta e tão densa que impossibilitava a visão da igreja. Nunca cheguei a vê-la, além de uma ponta de telhado.

O pronome em destaque RETOMA o termo:

Leia este texto para responder à questão.

Numa das brincadeiras de “essa casa é minha", paramos diante de uma que parecia um pequeno castelo.

A frase em destaque nesse trecho apresenta o RECURSO coesivo denominado:

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