Bandeira de Mello (1997), faz uma comparação em sua tese de doutoramento sobre a história do ensino da História do Brasil, nesse sentido é INCORRETO afirmar que o ponto de vista de Mello é de que:
“No século XVII surgiu na Inglaterra um movimento religioso que defendia ideias como o batismo em idade adulta, nenhum credo oficial e a Bíblia como única autoridade reconhecida".
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a que Igreja se refere esta afirmativa.
Por mais de um século, desde a independência do Brasil, a figura de D. Pedro I foi praticamente esquecida como personagem central da história nacional. Nos manuais de história pátria, o reconhecimento de D. Pedro, quando positivo, se limitava basicamente ao “Dia do Fico" e ao “Grito do Ipiranga". Sobre essa figura da história brasileira, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Foi um imperador pintado com as cores de um monarca absolutista, avesso às ideias liberais que se espelhavam pelo mundo desde a Revolução Francesa.
( ) Sua imagem foi maculada pela fama de fanfarrão, frequentador de bordéis e tavernas e amante da marquesa de Santos com quem teve cinco filhos.
( ) Casou-se com a Marquesa de Santos com quem teve cinco filhos em nove anos de casamento, pois a imperatriz morreu em 1826 aos 29 anos.
( ) Só se tornou herdeiro após a morte do irmão mais velho, o infante D. Francisco, falecido aos 6 anos de idade, quando o futuro imperador do Brasil era um menino de apenas 3 anos.
( ) Seguindo o conselho de seu pai, D. João VI, “Ame como homem, mas case como rei", casou-se por procuração, sendo representado pelo arquiduque Karl Ludwig.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A importância do Exército Vermelho na expulsão dos nazistas da Europa Oriental permitiu que as negociações do pós-guerra fossem bastante vantajosas para a União Soviética. Além de recuperar a maior parte dos territórios perdidos na 1ª Guerra Mundial, a União Soviética pode instalar no Leste Europeu seu modelo de Estado Socialista.
São características do modelo do Estado Socialista adotados pela União Soviética, EXCETO:
Sobre os Governos Gerais no Brasil responda a Loteria da História, colocando o nº 1 na COLUNA I sempre que o fato se relacionar a Tomé de Sousa, nº 2 na COLUNA II, para fatos que forem ligados a Duarte da Costa e o nº 3 para o da COLUNA III, para os fatos do período do governo de Mem de Sá.
Some o resultado de cada coluna e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA desses resultados.
Sobre o materialismo histórico, assinale a alternativa INCORRETA.
Getúlio manejava os “cordéis" da história, mas era um homem atormentado.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- Getúlio se manteve no poder por 15 anos. Mas, na biografia, fica a impressão de que, em alguns aspectos, o Getúlio que assumiu o poder em 1930, não era o mesmo do Estado Novo, em 1937, nem o que saiu do poder em 1945,
PORQUE
II- A tendência totalitária sempre esteve ali, mas ele pareceu mais conciliador nos primeiros anos e mais intolerante em um segundo momento.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
“Relata o período entre 1848 a 1875, começando pela Primavera dos Povos e terminando com a Alemanha unificada, contudo sem deixar de analisar os componentes que interagem nesse ambiente (as cidades, o mundo burguês, a ciência, a religião, as artes, etc…). É o período em que o livre mercado capitalista, guiado pela mão invisível de Adam Smith irá atingir seu esplendor."
O trecho refere-se ao conteúdo desenvolvido por uma importante obra literária que retrata o maciço avanço da economia capitalista industrial em escala mundial. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa obra.
Gomes (2007), relata em sua produção “1808" fatos hilários que culminaram na derrocada do Império Português e na decisão pela vinda da Corte Portuguesa para o Brasil. Sobre esses fatos, assinale V para os verdadeiros e F para os falsos.
( ) Uma das explicações para decadência do Império Português seria a política e a religião, pois Portugal era a nação da Europa mais católica, mais conservadora e anversa as ideias libertárias que produziam revoluções e transformações em outros países.
( ) A força da igreja era enorme e também um fator de decadência do Império Português, isso porque os escrúpulos religiosos, a ciência e a medicina eram atrasadas ou praticamente desconhecidas.
( ) A influência da igreja pode ser constatada na decadência do Império com a morte do herdeiro do trono de Portugal, D. José, por ter contraído varíola e não tendo tomado a vacina, devido a proibição de sua mãe junto aos médicos de aplicá-la.
( ) A vida social pautava-se pelas missas, procissões e outras cerimônias religiosas e o comportamento individual e coletivo era determinado e vigiado pela Igreja Católica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
[...] Sendo-lhes negadas, pela urgência de novos problemas, as satisfações de elaborar abstrações familiares os norte-americanos avançaram pouco a pouco em direção àquele realismo duro e claro em termos de pensamento político que alcançaria sua realização uma década mais tarde na formação do governo nacional e encontraria sua expressão clássica em The federalist. No processo, a moderna doutrina americana da separação de poderes seria elaborada e o conceito de democracia transformado. [...]
Fonte: Bailyn B., Bauru/SP: Edusc. 2003, p. 266-267.
O texto REFERE-SE: