Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A negociação é um processo de planejamento, revisão e análise, usado por dois grupos opostos, procurando, mutuamente, um acordo
e compromissos aceitáveis. Os acordos são atingidos por meio de conferências, discussão e barganha; incluem todos os aspectos da
transação dos negócios e não apenas o preço. Quatro grandes objetivos são comuns a todas as negociações: obter um preço satisfatório e razoável; obter do fornecedor o cumprimento dos prazos e condições contratuais; convencer o fornecedor a dar a máxima cooperação e
desenvolver uma saudável e continuada relação amistosa com os fornecedores competentes. Analise as afirmativas a seguir.

I. Atécnica da negociação pode ser usada sozinha ou em conjunto. A primeira, para determinar os termos de um contrato, objetiva conseguir um preço satisfatório e razoável. A segunda é empregada com a proposta competitiva.

II. A inabilidade de estabelecer um cronograma de entrega é provavelmente uma falha experimentada mais frequentemente pelos compradores.

III. O melhor meio de obter a cooperação do fornecedor é acenar com a recompensa esperada: o contrato de fornecimento de mercadoria, caso sua contribuição seja efetivamente aproveitada.

IV. O comprador, quando negocia com os fornecedores, deve reconhecer claramente que as ações de hoje são apenas parte de um relacionamento momentâneo.

Assinale a alternativa correta.

Administração é o processo ou atividade de tomar decisões sobre recursos e objetivos. O processo administrativo abrange cinco tipos
principais de decisões.

Assinale a alternativa correta quanto aos cinco tipos de decisões, também chamadas processos ou funções.

Avaliar o desempenho é uma preocupação constante dos gestores nas organizações públicas ou privadas. Há diversas fórmulas usuais de avaliação, três delas clássicas: financeira, pelas unidades organizacionais (ou departamentos) e pelos procedimentos administrativos. A avaliação do desempenho de uma empresa, pelo seu aspecto financeiro, oferece vantagens e desvantagens.

Assinale a alternativa correta quanto a vantagem oferecida.

Comunicação é a capacidade de transmitir informações, ideias e sentimentos para outras pessoas, de forma inteligível, é a habilidade de
descrever, transformando o pensamento em imagens e palavras, por meio da fala, escrita e gesticulação, de forma a transmitir significado.

Analise as afirmativas a seguir.
I. Fornecer feedback construtivo sobre as informações recebidas de outras pessoas.
II. Ouvir com atenção e ativamente outras pessoas.
III. Habilidade de questionar, de solicitar informações e opiniões de forma a conseguir as respostas apropriadas

Assinale a alternativa correta que corresponde a(s) habilidade(s) de comunicação de uma pessoa.

A gestão de processos faz parte do cotidiano de organizações públicas e privadas, que tem o seu sistema de decisões baseados em dados quantitativos. A mensuração do resultado dos processos é primordial, lembrando que aquilo que não pode ser medido não pode ser
avaliado, então fica difícil decidir de forma correta as ações a serem implantadas ou implementadas num contexto organizacional.
Neste sentido surgiram os indicadores de desempenho dos processos organizacionais com suas respectivas características.

Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.

A melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade é uma exigência da norma NBRISO 9001. Através da inovação de seus processos, a organização pode estabelecer alguns saltos de melhoria contínua e atingir patamares mais elevados em menor espaço de tempo. Essas melhorias constituem um ciclo desenvolvido por Walter Shewhart em 1920 e aplicado por W.E. Deming, denominado de ciclo PDCA (Plan - Planejamento, Do - Fazer ou Executar, Check - Verificação e Act - Ação), muito usado nas organizações públicas e privadas para melhorar o desempenho dos processos. Para atingir a melhoria com a aplicação do ciclo do PDCA, algumas ferramentas de qualidade podem ser usadas.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a ferramenta Diagrama de Pareto.

As organizações transformam recursos em produtos, bens e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das
pessoas que as desenvolveram. O desempenho de uma organização é aceitável ou satisfatório, quando os problemas, necessidades ou
desejos dos usuários são resolvidos por meio da utilização correta dos recursos disponíveis. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos: eficiência e eficácia.

Assinale a alternativa correta quanto à eficácia

Segundo a norma NBRISO 9000 (ABNT, 2005), um processo é definido como conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que
transformam entradas em saídas. Os processos têm como finalidade agregar valor para o cliente e devem ser feitos com qualidade.
Considerando a estrutura da gestão por processos e seus respectivos tipos de benefícios, analise as afirmativas abaixo e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Habilita a organização a ter um foco direcionado aos clientes, permitindo antecipar e controlar as mudanças.
(   ) Auxilia a organização a gerenciar efetivamente seus inter-relacionamentos internos e externos.
(   ) Cada funcionário assume a responsabilidade do processo por inteiro e não somente de sua atividade.
(   ) Promove uma visão sistêmica das atividades e o fluxo de material é organizado e abundante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282