Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A temática das atividades de aventura constitui um conjunto de praticas recentes dentro da área da Educação Física e podem acontecer sem diferenciação de gênero, habilidades motoras, questões culturais e/ou interesses competitivos. Tal temática pode constituir-se como praticas de elevado poder formativo e, se tratadas de forma pedagógica, podem:

Assinale a alternativa CORRETA.

Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são: (COLETIVO DE AUTORES. 1992).

I. O conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino;

II. O tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação do conhecimento;

III. Os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.

Assinale a alternativa correta:

Os instrumentos de avaliação estão diretamente relacionados com o grau de abordagens dos conteúdos em função dos objetivos propostos. Assim, os professores poderão construir inúmeros instrumentos de avaliação para cada conteúdo e para cada objetivo especifico. (BRASIL/1998). São instrumentos de avaliação EXCETO:

A partir da Pedagogia Tecnicista, historicamente percebemos os fatos sócias ligados: atribuir à escola, a função de preparar e qualificar tecnicamente os trabalhadores para um futuro industrial, fruto do “milagre econômico”. No tecnicismo, a proposta, pedagógica em Educação Física é uma proposta ______________________, com os conteúdos centrados nos _________________, dentro de uma visão biológica, que objetiva a _________________________ e o _______________________. (KUNZ, 1994). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Sabemos que um dos objetivos da educação é transmitir valores que possibilitam a vida na sociedade, adquirindo hábitos de convivência e respeito mútuo. Neste contexto, de acordo com Gallati ETAL (2008) o esporte apresenta. Assinale a alternativa correta.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos para as aulas de Educação Física estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental, embora no presente documento sejam especificados apenas os conteúdos dos dois primeiros ciclos. Essa organização tem a função de evidenciar quais são os objetos de ensino e a aprendizagem que estão sendo priorizados, servindo como subsidio ao trabalho do professor, que deverá distribuir os conteúdos a serem trabalhados de maneira equilibrada e adequada. Assim, não se trata de uma estrutura estática ou inflexível, mas sim de uma forma de organizar o conjunto de conhecimentos abordado, segundo os diferentes enfoques que podem ser dados. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA que define estes blocos.

De acordo com os PCN´s (BRASIL, 1998b), o desenvolvimento do principio da solidariedade na escola deve passar pela ______________ e ________________. Os alunos devem ser levados a _________________ e __________________ sobre ela juntamente com os outros valores. Só conhecendo, vivenciando situações concretas e refletindo sobre elas o aluno pode construir uma postura solidária. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ____________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) “Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide". Neste contexto, podemos afirmar que o objetivo do modelo piramidal era...

Assinale a alternativa CORRETA.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação no ensino fundamental é:

Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com Ghiraldelli (1997), na história da Educação Física é possível observar cinco tendências da Educação Física Brasileira. Sendo elas:

Assinale a alternativa CORRETA.

O esporte assume um aspecto recreativo quando é usado como lazer, onde o praticante não se preocupa com a vitória; assume um aspecto formativo quando é voltado ao rendimento e competição, visando a vitória como objetivo final. Neste contexto, os objetivos da escola, segundo Teixeira (1999) são:

Assinale a alternativa CORRETA.

Tinha por finalidade [...] proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito, formando o homem física e moralmente sadio, alegre e resoluto. (MARINHO, 1953). A citação de Marinho relata uma tendência da Educação Física no Brasil.

Neste contexto, podemos afirmar que a tendência citada trata de.

Assinale a alternativa correta.

Os objetivos da Educação Física para o primeiro ciclo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil/1997) são:

Assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Nascimento (1984), o domínio da ética ou da moral é constituído pela investigação a respeito das noções de bem e mal, justo e injusto, do conjunto de valores que os homens admitem por tradição, por hábito ou pela adesão a um conjunto de crenças. Neste contexto, nas aulas de Educação Física os jogos representam excelentes oportunidades para a experiência de valores como:

I. respeito mútuo

II. solidariedade, justiça e o diálogo

III. princípios em relação aos temas transversais

IV. a importância de seguir padrões impostos pela sociedade

Assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282