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Folha de respostas:

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Qual das afirmações a seguir traduz a ide ia do trecho destacado em "Não é de agora, sempre foi assim, MESMO QUANDO ESTAVAS PRESENTE"?

Em "Só te amei a ti, Marcelo." a palavra TI:

Sobre as formas verbais destacadas em "Se (1) VIESSES agora, Marcelo, eu (2) FICARIA sem fala.", é correto afirmar que a(s):

Em "E escrevo como AS AVES REDIGEM O SEU VOO: sem papel, sem caligrafia, apenas com luz e saudade.", o segmento destacado é exemplo de uma figura de linguagem, denominada:

Sobre o texto pode-se afirmar que:

I. Marta afirma que há, entre ela e os habitantes de Jerusalém algo em comum: são livres como aves em seu voo.

II. A ausência de Marcelo parece interromper o "existir" natural de Marta. Dessa forma, sua vida passa a ser guiada pela escrita.

III. Marta demonstra conhecer os poetas de tal forma que se identifica plenamente com eles.

Está correto apenas o que se afirma em:

Provas: IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Assistente Social IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Controlador Interno IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Fonoaudiólogo IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Pedagogo Supervisor IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Procurador do Município IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor de Ciências Biológicas IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor de Educação Física IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor de Geografia IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor de História IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor de Língua Inglesa IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor de Língua Portuguesa IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor de Matemática IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Professor Séries Iniciais IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Biomédico IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Enfermeiro IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Farmacêutico IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Fisioterapeuta IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Nutricionista IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Psicólogo Clínico IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Psicólogo Social IBADE - 2018 - Prefeitura de Cujubim - RO - Psicopedagogo
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Orações subordinadas adverbiais: Causal, Comparativa, Consecutiva, Concessiva, Condicional...

No fragmento, "(1) Porque não sei o que te dizer do que fomos. (2) E nada tenho (3) para te dizer do que seremos.", as palavras numeradas atribuem, respectivamente, ideia de:

"E sentir, de novo, uma carícia na alma, como se algures estivessem golpeando um cordão umbilical" A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir

Do ponto de vista da norma culta, a única substituição de posição e/ou uso pronominal que poderia ser feita, sem alteração de valor semântico e linguístico, seria:

O elemento destacado em "Estou exausta, Marcelo. Exausta, MAS não vazia." pode ser adequadamente substituído, sem mudança de seu sentido original, por:

"É por ISSO que eu nunca poderia ser poeta."

O uso da forma destacada do demonstrativo, no contexto, se justifica em razão de:

No contexto, o sentido das palavras destacadas em "No meu caso, não, a AUSÊNCIA me deixa SUBMERSA, sem acesso a mim.", fazendo-se as alterações necessárias a seu uso na frase, equivale, correta e respectivamente, ao de:

Sobre os elementos destacados do fragmento "Porque eu, de outro modo, nunca te poderia alcançar.", leia as afirmativas.

I. Houve uma inadequação na sintaxe de colocação do pronome TE.

II. A expressão DE OUTRO MODO poderia ser substituída, sem perda de sentido contextual ou correção, por AO CONTRÁRIO.

III. Os pronomes EU e TE são pessoais e, no contexto, são acompanhados por um substantivo.

Está correto apenas o que se afirma em:

A oração destacada em "A minha voz emigrou para um corpo QUE JÁ FOI MEU.", em relação à principal, exerce a função sintática de:

A frase, a seguir, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:

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