Texto para responder à questão.
O adjetivo INÓSPITO, na conclusão do oitavo parágrafo, foi empregado para caracterizar o ambiente:
Em: “fui surpreendida por uma andorinha solitária, QUE CRUZOU O PARA-BRISA DO CARRO A TODA.", a oração destacada classifica-se como:
Texto para responder à questão.
Em: “É preciso ENCONTRAR UM PARCEIRO DISPOSTO...", a oração destacada funciona como:
Texto para responder à questão.
A concordância verbal em: “Dezenas de andorinhas aproveitavam a corrente de ar ascendente..." segue as regras da norma culta e continua correta em:
Texto para responder à questão.
O verbo da oração “FUI SURPREENDIDA por uma andorinha solitária" encontra-se na voz passiva analítica. Ao ser passado para a voz ativa, deve assumir a forma:
A palavra destacada em: “Que anomalia era aquela QUE fazia um casal de andorinhas trocar o êxtase das Paineiras pela tensão do asfalto?" (sétimo parágrafo) funciona como elemento de coesão e retoma, no contexto, um substantivo expresso anteriormente. Esse substantivo é:
Texto para responder à questão.
A oração reduzida destacada em: “AO VÊ-LO, eu me reconheci na sofreguidão de seu retorno para casa..." pode ser desenvolvida, sem prejuízo de sentido, da seguinte forma:
Texto para responder à questão.
Com relação à oração anterior, a conjunção destacada em: “Morei dez anos em São Conrado e, na época, costumava fazer o trajeto com frequência, MAS desisti do programa..." confere ideia de:
Texto para responder à questão.
Em: “impulsionando o voo num vertiginoso balé.", identifica-se uma figura de linguagem:
Assinale a opção em que a classe gramatical da palavra destacada foi corretamente identificada entre parênteses.
Texto para responder à questão.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
Texto para responder à questão.
No trecho: “Eu, conformada com as pernas, invejei a farra dos que nascem com asas.", as vírgulas foram corretamente empregadas para:
No período: “A BELEZA do Rio é comparável à sua BARBÁRIE.", a autora aproxima os dois substantivos destacados, expressando:
Texto para responder à questão.
Em: “SURPRESA, percebi um resto de capim seco saindo da fresta do poste", o termo destacado exerce função de:
A oração destacada em: “Agora só arrisco a visita nos feriados, QUANDO O PARQUE SE ENCHE DE GENTE." expressa ideia de: