A Primeira Infância representa um período em que as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos através da execução das habilidades motoras fundamentais. São exemplos de padrões de movimento fundamentais:
A utilização dos instrumentos de avaliação durante as aulas de Educação Física Escolar mesmo para os aspectos mais subjetivos, como, por exemplo: a participação com interesse; a organização para o trabalho cooperativo; o respeito aos materiais e aos colegas; determina que o aluno deva saber logo de início como, quando e de que modo estará sendo avaliado, para que sua participação e entendimento do processo de ensino e aprendizagem sejam ampliados. Dentro deste contexto, percebe-se que o professor de Educação Física durante o processo avaliativo deverá:
A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II:
Coluna I
1) Esquema corporal.
2) Imagem corporal.
3) Coordenação geral.
4) Motricidade fina.
5) Ritmo.
Coluna II
( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.
( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor.
( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes.
( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo.
( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.
A sequência correta é:
O desenvolvimento motor ocorre devido ao processo contínuo de alterações no nível de funcionamento do indivíduo, adquirindo, ao longo do tempo, uma maior capacidade de controlar movimentos. O movimento observável pode ser agrupado em três categorias: movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos. Podem ser considerados exemplos de movimentos manipulativos: