Tendo em vista os aspectos de autenticidade científica, relacionados à qualidade das informações obtidas por meio dos testes selecionados pelo profissional de educação física, assinale a alternativa correspondente aos principais critérios de seleção de testes.
O planejamento da aula de educação física pode ser dividido em três fases. Na primeira, os conteúdos e os objetivos da aula são discutidos com os discentes, levantando as melhores formas de organização para a execução das atividades propostas. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta a segunda e a terceira fase, respectivamente.
A competição é parte integrante dos jogos e deve ser direcionada para ações de aprendizagem e de valores humanos. No que tange aos valores a serem trabalhados nos jogos competitivos, assinale a alternativa correta.
Na educação física, há um método de ensino que orienta o praticante para que ele desenvolva a destreza motora, criando um ambiente de aprendizagem por meio da prática da
modalidade esportiva, ou seja, o jogo.
A descrição refere-se ao método
Refere-se a um gesto motor com característica defensiva, para o qual o praticante deverá utilizar a região anterior dos antebraços, posicionada à frente do corpo. Com esse
fundamento, é possível recepcionar saques e defender ataques dos adversários.
O gesto motor descrito é a (o)
No período contemporâneo, na educação física, surgiu o Movimento Ginástico Europeu, que ficou conhecido pela natureza cultural, política, científica e biológica. Durante essa época, uma escola apareceu com a missão de eliminar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo, além de possuir um caráter não acentuadamente militar, mas sim pedagógico e social.
Essa descrição refere-se à Escola
No contexto escolar, a dança é importante para a compreensão do corpo como construção cultural. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Com base no texto, conclui-se que a educação física e os demais componentes curriculares devem propiciar aos alunos
A partir da década de 1980, iniciou-se um amplo debate acerca dos pressupostos e da especificidade da educação física. Como resultados, surgiram várias abordagens pedagógicas para a área, e entre elas, uma se preocupa com o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como as habilidades locomotoras, de manipulação e de estabilização.
Essa abordagem é a