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O comportamento humano nas organizações não é mais regido, simplesmente, pela vontade do cliente, mas sim pela forma como agem seus colaboradores, como se relacionam, como reagem e como produzem a cada tarefa. Assinale a alternativa que apresenta os aspectos que definem as crenças, o clima, as relações, enfim o comportamento das pessoas nas organizações.

Atualmente, observa-se que, dentro do modelo de gestão de pessoas, muitas perspectivas, informações, métodos e considerações são realizadas para que se convencione um modelo ou processo de tomada de decisões. Existem várias estratégias para esse processo, tais como: aprendizagem organizacional, benchmarking, open-book management e, entre outros, o empowerment. Com relação ao empowerment, assinale a alternativa correta.

Nos processos de recrutamento e seleção, de resolução de conflitos e até na definição dos processos de trabalho, várias técnicas são utilizadas, tais como: testes, entrevistas, dinâmicas de grupo entre outros. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da dinâmica de grupo.

Segundo Zarifian (2005), é uma inteligência de características práticas, que tem origem nos conhecimentos que já foram adquiridos e transformados e (ou) adaptados. Hoje é de fundamental importância para que os objetivos de uma organização sejam alcançados. As informações apresentadas referem-se à

A motivação é intrínseca, ou seja, as pessoas só podem se motivar e não motivar os outros. Nessa perspectiva, o gestor de pessoas tem que desenvolver e coordenar esforços para que seus colaboradores percebam as oportunidades de motivação e ajam a partir delas. Assim, várias teorias surgiram no sentido de identificar como se podem criar essas oportunidades. Uma delas diz que os colaboradores de uma organização buscam primeiro satisfazer suas necessidades mais básicas (de segurança e de higiene, por exemplo) para, em seguida, sentir-se novamente insatisfeito e então se preocupar com outras necessidades. Assinale a alternativa que indica essa teoria ou como é conhecida.

Segundo Araújo (2006), qualquer gestor pode ser um gestor de pessoas, mas somente um tem os meios necessários para se tornar um bom gestor de pessoas. É o titular (ou a titular) da área de pessoas. Mas, para se tornar um excelente gestor, terá de agir estrategicamente. Sempre! O autor contempla, nesse trecho, a funcionalidade da nova perspectiva, surgida em meados do século 20, relacionada ao cargo de gestor de recursos humanos e que agora passa a ser conhecido como gestor de pessoas. Nesse contexto, é de fundamental importância que se considere quais são as estratégias de ação desse gestor, levando em conta os subsistemas e a importância da manutenção do clima organizacional, o qual depende de alguns fatores para a unidade do corpo funcional. Assinale a alternativa que indica esses fatores.

O planejamento estratégico em recursos humanos está relacionado à visão que o gestor tem de como alcançará seus objetivos essenciais, com base na missão, na visão e nos valores da organização. Nesse sentido, várias atividades devem ser gerenciadas e coordenadas, tais como os programas de treinamento, a gestão de desempenho e (ou) de competência, e os planos de cargos e salários. Observa-se, ainda, que a forma de remunerar, bonificar ou beneficiar as pessoas também pode compor esse planejamento estratégico. Considerando esse contexto, é correto afirmar que remuneração broadbanding é estratégia que

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