Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Considere as afirmativas a seguir.

I. Existe a possibilidade da coesão pela aceitação e pela discordância de ideias.

II. Os discursos contra crise visam conformar as pessoas às atitudes tomadas pelo governo.

III. Medo e esperança, sob uma perspectiva filosófica, são sentimentos iguais.

De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Embora o texto esteja escrito em linguagem predominantemente formal, característica da língua escrita, ele foi baseado em uma entrevista, gênero tipicamente oral.

Assinale a alternativa em cujo trecho há ocorrência de característica típica da linguagem oral.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Releia o trecho a seguir.

“Aí entra um pouco essa maneira de transformar o medo num elemento fundamental da gestão social. Ou seja, o medo produzido, em larga medida, potencializado, administrado, gerenciado."

A locução destacada foi utilizada pelo entrevistado para:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Releia este trecho da entrevista. “[...] para além disso há uma coisa muito mais brutal: uma forma de racionalidade que se transformou para nós em um elemento quase natural [...]” Na língua oral, as pontuações são marcadas, principalmente, por pausas, com diversas finalidades distintas. No caso desse trecho, o autor utilizou os dois-pontos como um recurso estilístico da língua escrita para indicar:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Releia o trecho a seguir.

“São afetos ligados à projeção de um horizonte de expectativas."

Sobre o acento indicativo de crase nesse trecho, assinale a alternativa CORRETA.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

De acordo com o texto, a sociedade:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

O gênero textual entrevista possui como principal função a informação. No entanto, nesse caso específico, ele possui características bem próximas de um outro gênero textual em função de uma de suas características principais.

De acordo com as características desse texto e dos gêneros textuais, assinale a alternativa que indica esse outro gênero com o qual essa entrevista se assemelha.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Assinale a alternativa em que a palavra destacada, ao ser substituída pela palavra entre colchetes, altera o sentido original do trecho.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Depreende-se da fala do entrevistado que ele visa:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Releia os trechos a seguir.

I. “Não se reage porque 'a situação é de crise'."

II. “[...] uma forma de racionalidade que se transformou para nós em um elemento quase natural [...]"

III. “[...] muitos acreditam que a melhor maneira de se contrapor a circuitos de afetos vinculados ao medo seja constituir outros circuitos vinculados aos afetos que seriam o oposto ao medo [...]"

Sabendo que as palavras “se" possuem muitas funções na língua portuguesa, pode-se afirmar que não conferem aos trechos uma ideia de condição as palavras “se" dos trechos:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

De acordo com o texto, não se pode afirmar:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Assinale a alternativa em que a ideia entre colchetes não está presente no respectivo trecho.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282