As Regras de Bangkok foram aprovadas na Assembleia Geral da ONU em 1957. Sobre o referido documento, é correto afirmar que:
A educação brasileira atualmente está organizada em níveis, etapas e modalidades educativas. Nesse sentido, é correto afirmar que:
As Regras de Bangkok – Regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras apresentam alguns pontos importantes.
Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o estabelecido no referido documento.
A avaliação pode ser um momento que incide sobre a ação prevista em uma determinada atividade de aprendizagem como, por exemplo, a simulação da resolução de um problema. A avaliação compõe uma parte importante do processo de aprendizagem, mas para muitos, ela pode provocar um desconforto.
A relação do sujeito com a avaliação precisa ser processada e, para que isso aconteça, é necessário considerar que:
A Convenção Americana sobre os Direitos Humanos é um tratado internacional do qual fazem parte os países da Organização dos Estados Americanos (OEA) e que foi firmado em 22 de novembro de 1969. O objetivo da constituição deste tratado internacional é a busca da consolidação entre os países americanos de um regime de liberdade pessoal e de justiça social, fundado no respeito aos direitos humanos essenciais, independentemente do país onde a pessoa viva ou tenha nascido. Um dos seus artigos estabelece que:
A sociedade se transforma mais rápido que a escola. Cada vez mais as pessoas resolvem as situações em diversas áreas de maneira diferente da anterior. O acesso contínuo ao digital é o que prevalece. Diante dessa realidade, se faz necessário que a escola como um todo:
I. Ajude todos a aprender de forma integral, humana, integrando o individual e o social.
II. Resolva as situações somente dentro da sala de aula, porque a educação é complexa e abrangente.
III. Entenda que a aprendizagem necessita cada vez mais incorporar o humano, a afetividade e a ética, mas também, as tecnologias de pesquisa, de comunicação em tempo real.
Quais estão corretas?
As demandas crescentes da prática do ensino são tais que o conhecimento e a habilidade requeridos para fazer o trabalho estão além tanto da experiência como do conhecimento. A prática docente, atualmente, é um desafio constante em busca de caminhos para que o aluno construa a aprendizagem. Mas que tipo de prática é necessária? Sobre o assunto, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Uma prática que enxerga, no convívio diário, diversas situações reais problematizadas e de trocas à configuração desse espaço para as transformações docente e da instituição como um todo.
( ) O professor precisa ser um articulador da cidadania local e mundial, um articulador de significados, um mediador ativo.
( ) Em relação às consequências do processo da aprendizagem, a responsabilidade, os "ônus" e os "bônus" de todo o percurso formativo são do professor, independentemente da metodologia que ele adota.
( ) O que mobiliza o sujeito, independentemente do lugar que ele ocupa na relação pedagógica, é a possibilidade de perceber-se como parte integrante do processo de construção de conhecimento, de apropriação de saberes e fazeres da cultura a que ele pertence.
( ) No contexto atual, utilizar a pesquisa como uma aliada do professor que está em constante processo de formação, pois a mesma oferece instrumentos para buscar respostas às suas curiosidades e às faltas detectadas, ao mesmo tempo em que o prepara para lidar com situações imprevisíveis e com as novas informações que circulam diariamente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Projeto Político Pedagógico pode ser entendido como a organização da escola como um todo. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
O fluxo da aula está relacionado com alguns aspectos e um deles é o planejamento. Ao mesmo tempo, outro aspecto que não pode ser esquecido, pois também colabora para a promoção da aprendizagem, é o ambiente da sala de aula. Portanto, deve existir uma atenção por parte dos professores na sala de aula para o que está acontecendo e para o que pode vir a acontecer. Para que o ambiente esteja propício para a construção da aprendizagem por parte dos alunos, é necessário que:
A Escola X, que atende da educação infantil até o nono ano, está com problemas de desempenho na aprendizagem de alguns alunos. Essa situação não era observada antes da escola adotar um novo currículo que foi discutido e aprovado pela comunidade escolar. Os pais estão começando a expressar preocupação e frustração.
Diante do relatado acima, assinale a alternativa correta.
Na sala de aula do professor Y, os alunos já sabem: nada de tirar sarro dos colegas pelos seus erros. A grande missão do professor, na verdade, é mostrar aos estudantes que errar não é um problema. “Eu sempre tento dizer o quanto os erros são importantes e quantas sinapses estão sendo feitas no momento em que erram e percebem o erro. Quando estamos fazendo algum exercício, por exemplo, eu acompanho a maneira como resolvem e, quando aparece o erro, eu aponto para a cabeça e digo ‘que o cérebro está crescendo”. Diante desse depoimento, analise as assertivas a seguir em relação ao significado do erro no processo da aprendizagem:
I. Pode ser considerado como procedimento ou mudança para algo, se for entendido no âmbito processual, então, o erro adquire uma dimensão construtiva e criativa.
II. O erro por si só não leva a nada se não for seguido de uma reflexão.
III. O erro deve ser sempre evitado e a intervenção do professor deve limpar o caminho das dificuldades para que o aluno não se distancie e não desanime em aprender.
Quais estão corretas?
As Regras de Mandela surgiram em 1955, em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela e são diretrizes mínimas a serem observadas pelo Estado para o tratamento dos reclusos.
De acordo com o estabelecido no referido documento, é INCORRETO afirmar que:
Conforme a Lei nº 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, é INCORRETO afirmar que:
Em tempos de um novo paradigma da educação em uma perspectiva inclusiva na escola regular é necessário entender o significado disso no cotidiano escolar. Nesse sentido, educar de forma inclusiva NÃO significa:
A Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica) é um tratado internacional entre os países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) que entrou em vigor em 18 de julho de 1978.
O referido documento estabelece que: