Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Para isso, se faz necessária uma construção entre quem cuida e quem é cuidado. Qual seria essa construção?
A diversidade de etnias, crenças, costumes, valores, etc. são características marcantes da população brasileira, presentes também nas instituições de educação infantil, chamado de:
É objetivo da avaliação na Educação Infantil:
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante do processo de?
A maneira como a família vê a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo de adaptação. Os educadores devem acolher:
O educador deve considerar como ponto de partida para sua ação educativa:
A entrevista de matrícula pode ser usada para apresentar informações sobre o atendimento oferecido, os objetivos do trabalho, a concepção de educação adotada. Esse momento também é uma boa oportunidade para que os educadores conheçam a família e questões referentes às crianças, como, por exemplo:
Visões mais atualizadas sobre a instituição familiar propõem que se rejeite a ideia de que exista um único modelo. Enfoques teóricos mais recentes procuram entender a família como uma criação humana de característica:
As características da faixa etária das crianças atendidas, bem como as necessidades atuais de construção de uma sociedade mais democrática e pluralista, apontam para a importância de uma atenção especial com a relação entre escola e:
Quais são as condições essenciais e prioritárias na educação e no processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais?