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Em relação às diferentes estruturas sociais e políticas na administração do Brasil Colonial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) No período Brasil Colônia, em teoria, existia o território, os súditos e seus bens, e tudo isso pertencia ao Rei, constituindo, assim, seu patrimônio. Portanto, todos os poderes se concentravam, por direito divino, aos Reis de Portugal. Se considerarmos essa configuração histórica na historiografia brasileira, fica evidente que o Brasil Colônia era um Estado Absolutista. ( ) O poder político e as manobras administrativas do Rei de Portugal sobre o Brasil Colônia significaram nesse período histórico uma representação prática conjunta aos interesses dos diferentes estratos sociais dos nobres, comerciantes, clero e gente do povo. Portanto, esse poder político de manobra e representatividade levou Portugal a usar a expressão “Coroa” em vez de “Rei”, determinando assim, o poder da monarquia portuguesa. ( ) Ao estabelecer a montagem administrativa portuguesa na colônia, o poder da Coroa se fortaleceu. Não ocorrendo improvisações nas decisões locais, as pressões imediatas dos colonizadores cessaram e as instruções emanadas da distante Coroa findaram-se. ( ) Entre os órgãos de poder na Colônia, existiam as Câmaras Municipais, com sede nas Vilas e nas cidades. A composição dos membros dessa administração local dava-se pelos administradores natos indicados em razão de seus papéis sociais e econômicos. Contudo, essa Câmara administrativa tinha na sua formação membros que foram eleitos pelos votos dos grandes proprietários locais, considerados puros para exercer o voto. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considerando a visão do historiador Mário Maestri sobre a relação dos chefes farroupilhas, no conteúdo da constituição da república, que considerou “homens livres nascidos no território da república”, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as seguintes afirmações acerca dos períodos históricos do Brasil Colonial: I. A história do Brasil Colonial pode ser dividida em três períodos cronológicos: o primeiro, da chegada de Pedro Álvares Cabral à instalação do governo geral; o segundo é um intervalo de tempo entre a instalação do governo geral e o final das décadas do século XVIII; já o terceiro, termina em 1822 quando foi proclamada a Independência. II. O primeiro período histórico do Brasil Colonial é conhecido pela posse de terra e a facilidade comercial pré-estabelecida, pelos entusiasmos despertados de longe, quando Vasco da Gama chega à Índia. Nesse contexto, o Brasil surge como uma terra de possibilidade de exploração. III. Após a montagem da colonização, com a sistematização do governo geral, configura-se uma relação colonial que se estende por mais de dois séculos; porém, nas últimas décadas do século XVIII, uma série de transformações na ordem mundial e na colônia estabeleceram uma crise ao sistema vigente. IV. Nas tentativas de colonização, o descobrimento no Brasil não provocou grande entusiasmo inicial. Essa descrença foi porque o entorno geográfico era desconhecido. Durante anos o Brasil foi conhecido como uma grande ilha, com atrações exóticas, composta de índios, papagaios e araras. Essa configuração exótica levou alguns informantes italianos a dar ao Brasil o nome de Terra dos Papagaios. Quais estão corretas?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História estabelecem objetivos, perspectivas, intenções e orientações para os educadores da área. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao documento.

Inserida no extremo Norte da África, essa civilização, no período Neolítico, diante do aumento da população, efetivou a construção de obras hidráulicas, como diques e canais para cultivos agrícolas. Estudos e pesquisas mostram que essas obras foram realizadas pela coletividade local e regional. A qual civilização histórica refere-se o contexto mencionado?

A relação de disputa do poder no Brasil acabou resultando na dissolução da assembleia constituinte por Dom Pedro I, com apoio dos militares. Foram presos vários deputados, entre eles, os três Andradas. Em seguida, foi elaborado um projeto que resultou na:

O historiador Leandro Karnal (2008), ao refletir sobre a prática pedagógica do professor de História, afirma que estudar História é se submeter a duas atividades constantemente, a duas transformações permanentes, quais sejam:

Assinale a alternativa INCORRETA quanto às primeiras atividades econômicas no período Brasil Colônia.

Considerando os pactos históricos de mudanças econômicas no século XVIII e a consolidação da cultura da industrialização, assinale a alternativa que apresenta os motivos que levaram a Inglaterra a ser pioneira na Revolução Industrial.

O professor de História, ao estudar o Brasil do século XX, encontrará uma historiografia imensa sobre as principais figuras políticas, alguns considerados como mitos por alguns historiadores. Nesse processo de construção de figuras públicas, tivemos um líder paternalista, pacificador das relações sociais, defensor de interesse nacionais, destacando-se no cenário nacional no período de 1930 a 1945, trata-se de:

Quanto ao Rio Grande do Sul e o Império Brasileiro, após a Guerra Farroupilha, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Com a renúncia de Diego Feijó em 1837, há uma nova configuração política no cenário da província rio-grandense, pois quem assumiu o ministério é um político antiliberal com representantes de trabalhadores escravizados da corte e dos grandes proprietários. ( ) Os grandes proprietários do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais foram bem representados nessa nova relação política do Império, pois em torno de uma unificação política buscou-se manter os corcundas e os liberais moderados em um cenário centralizador, antifederalista e antiliberal que expressaria os enormes objetivos dos grandes escravistas. ( ) A Guerra Farroupilha proporcionou enormes benefícios à economia sul-rio-grandense, pois, com a Guerra, a imigração colonial camponesa, que iniciou em 1824, teve um grande salto até 1931. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Foi sucessor de Arthur Bernardes na presidência da República, governando o Brasil de 1926 a 1930. Em seu governo, decretou o fim do Estado de sítio, que era uma prática no governo do seu antecessor e, por meio da Lei Celerada, deu fim à recém-instituída lei da liberdade de imprensa. Assinale a alternativa que representa a governabilidade em questão.

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