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Considere os possíveis sentidos atribuídos à frase “Existe muito acesso ao texto, mas não ao conhecimento" (l. 08):

I. Acessar informação não pressupõe adquirir conhecimento, já que há muita informação inútil ou, mesmo, falsa.

II. Textos literários (poesia, contos, romances) são menos importantes que textos didáticos e científicos.

III. É necessário saber filtrar, dentro da grande oferta de textos, aquilo que é relevante e de boa qualidade.

IV. Os textos capazes de gerar conhecimento não são acessíveis a boa parte da população.

Quais dessas afirmativas encontram respaldo no texto?

Os vocábulos propiciada (l. 09), panorama (l. 11) e advindas (l. 27) podem ser substituídos, sem nenhum prejuízo para o texto, por:

Considere o seguinte fragmento do texto para responder a próxima questão:

Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.

Considere o que se afirma sobre a pontuação do período: I. A primeira vírgula separa um termo deslocado, e a segunda vírgula separa termos de mesma função. II. Os dois-pontos separam um aposto. III. Por se tratar de um período longo, seria correto substituir a primeira vírgula por ponto e vírgula. Quais estão corretas?

Assinale a alternativa que apresenta uma substituição INCORRETA para o fragmento a quem o pratica (l. 01), no contexto em que este se encontra.

Considere o que se afirma sobre os termos do seguinte período do texto:

Em casa, o professor Barzotto diz que é indispensável que haja material de leitura disponível, mas ressalta que quantidade nem sempre é qualidade.

I. Os três verbos destacados têm o mesmo sujeito.

II. O complemento de diz é uma oração subordinada (que se encadeia, por sua vez, a outra oração subordinada).

III. O termo qualidade é um predicativo do sujeito.

Quais estão corretas?

Considere o seguinte fragmento do texto para responder a próxima questão:

Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os termos do fragmento acima.

A fim de garantir a coesão e a coerência do texto, as lacunas das linhas 03 e 09 só NÃO podem ser preenchidas, respectivamente, por:

Assinale a alternativa cujas palavras seguem – respectivamente – as mesmas regras de acentuação gráfica que implícitas, indivíduo e país (estas retiradas do texto).

Assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos sobre elementos mórficos de palavras do texto.

( ) indispensável, indivíduo e informação contêm prefixos.

( ) necessariamente tem sufixo formador de advérbio; já confiável tem sufixo formador de adjetivo.

( ) controla tem radical e vogal temática, mas não tem desinência número-pessoal nem modo-temporal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Na linha 12 do texto, aparece a forma verbal têm. Assinale a alternativa em que o verbo derivado de TER aparece grafado INCORRETAMENTE.

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