Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As línguas de sinais são consideradas, pela linguística, como sendo naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou uma patologia da linguagem. A Língua de Sinais Brasileira é para o surdo o meio e o fim da interação:

Na LIBRAS, existem dois tipos de verbos: os direcionais e os não direcionais. Os verbos direcionais são aqueles que possuem marca de concordância. A direção do movimento, marca no ponto inicial o:

A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva orienta os sistemas de ensino para garantia do ingresso dos estudantes com surdez nas escolas comuns, mediante a oferta da educação bilíngue, de serviços de tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa e do ensino de Libras. Para a efetivação da educação bilíngue, o Ministério da Educação desenvolve programas e ações, em parceria com os sistemas de ensino, oferecendo ferramentas para que tal abordagem tenha sucesso. Marque a alternativa que NÃO corresponde à prática pedagógica bilíngue.

Todas as línguas possuem os seguintes níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático, o semântico e o pragmático, sendo estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas. Dentre as semelhanças linguísticas, aponte a alternativa INCORRETA.

O instrutor surdo é o profissional que tem a língua de

sinais como língua materna e, portanto, domina essa

forma de comunicação. Observe as gravuras e

marque a alternativa que corresponde,

respectivamente aos sinais representados.



Em relação ao papel do intérprete em sala de aula, verifica-se que ele assume uma série de funções.
Marque a alternativa que NÃO corresponde ao papel do intérprete.

De acordo com Brito , no bilinguismo a língua de sinais é considerada uma importante via para o desenvolvimento do surdo, em todas as esferas de conhecimento, e, como tal, propicia não apenas a comunicação surdo – surdo, desempenhando, ainda, a importante função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento:

Os sinais arbitrários são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Marque a alternativa que apresenta somente sinais arbitrários.

Observe e relacione os sinais abaixo com suas

devidas categorias:


O sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.
Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros. O lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor) é denominado:

Na LIBRAS, os classificadores são formas que, substituindo o nome que as precedem, pode vir junto ao verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Portanto, os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero. São eles:

Agente educacional bilíngue é um mediador social e linguístico das relações pedagógicas que se estabelecem entre profissionais e alunos da Rede Municipal de Educação, ouvintes e surdos, com capacidade para atuar como referência na construção da identidade dos alunos surdos e facilitador de sua inclusão na Rede Municipal de Educação. Atualmente, o agente educacional bilíngue pode exercer duas funções na escola. São elas:

São sinais que utilizam um conjunto específico de configurações de mãos para representar objetos incorporando ações. São gerais e independem dos sinais que identificam tais objetos. É um recurso bastante produtivo que faz parte das línguas de sinais, sendo, esses sinais, denominados:

Educadores e pesquisadores pressupõem a aquisição da língua de sinais como a primeira língua e propõem a aquisição da escrita da língua oral auditiva como uma segunda língua. Sobre a aquisição da segunda língua por alunos surdos, apresentam-se alguns aspectos fundamentais. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses aspectos.

Aaquisição de linguagem pelas crianças surdas deve ser garantida através de uma língua visual-espacial, no caso do Brasil, através da LIBRAS.Acriança surda precisa ter acesso a LIBRAS e interagir com várias pessoas que usam tal língua para constituir sua linguagem e sua identidade:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282