Em relação à resposta em frequência, o circuito abaixo funciona como um filtro do tipo:
No circuito abaixo, o sinal C é a entrada de relógio (clock) e o conjunto Q0 e Q1 é a saída, sendo Q0 o seu bit menos significativo. Considerar que as entradas J e K dos flip-flops estão permanentemente ligadas ao nível lógico alto.
Podemos afirmar que o circuito funciona como um contador assíncrono:
Em um sistema SDH (Hierarquia Digital Síncrona), pretende-se transportar tributários PDH (Hierarquia Digital Plesiócrona) de 2.048 kbps em um STM-1 (Módulo de Transporte Síncrono). Para fazer isso, os tributários de 2.048 kbps serão mapeados em contêineres C-O número máximo de tributários de 2.048 kbps, mapeados em contêineres C-12, que poderão ser transportados em um STM-1, é:
Os sistemas de comunicação que utilizam satélites podem atingir regiões remotas sem a necessidade de vultosos investimentos em infraestrutura terrestre. Dentre os serviços apresentados a seguir, aquele que utiliza satélites em uma órbita conhecida como MEO (Média Órbita Terrestre) é o:
A antena Yagi-Uda é um arranjo parasita, consistindo de um elemento ativo (dipolo) acrescido de condutores adicionais, denominados de elementos parasitas, que não são ligados à linha de transmissão.
Sobre uma antena Yagi, NÃO é correto afirmar:
O medidor denominado Optical Time Domain Reflectometer (OTDR) é utilizado para testar a fibra óptica e para localização de defeitos nas redes de fibra óptica. Sobre este tema, é INCORRETO afirmar:
A frequência de ressonância do circuito RLC abaixo é:
Em um sistema de multiplexação PDH (Hierarquia Digital Plesiócrona), os sinais são multiplexados no tempo bit a bit ou byte a byte, de acordo com a recomendação ITU-T G.702, adotada no Brasil. Dentre as taxas apresentadas a seguir, a multiplexação é realizada byte a byte na alternativa:
O componente de uma rede de telefonia fixa, em que o par trançado do assinante é conectado a um bloco do lado vertical quando chega a uma central telefônica, é chamado de:
Um transmissor que tem uma potência de saída de 20 W é conectado a uma antena por um cabo coaxial que apresenta uma perda de 3 dB. A antena está com a impedância casada com a linha coaxial. A antena oferece um ganho de 13 dBi. Qual a potência efetiva irradiada isotropicamente (EIRP)?
Os sistemas de comunicação pessoal, tal como a telefonia móvel, operam em técnicas de duplexação para permitir a comunicação nos dois sentidos, denominada de comunicação duplex. Os sistemas que operam de forma que a transmissão e a recepção em um canal de comunicação estão na mesma frequência, porém em tempos distintos, operam segundo a técnica denominada:
Os dois circuitos abaixo serão equivalentes se os valores da fonte de corrente I e do resistor R forem, respectivamente:
Técnicas de multiplexação permitem que vários sinais sejam transmitidos em um único meio de transmissão. Para 6 canais, cada um com largura de banda de 100 kHz, multiplexados em frequência (FDM) e com banda de guarda de 20 kHz será necessária uma largura de banda mínima do meio de transmissão de:
Em uma linha de transmissão é injetado um sinal com potência de 100 mW. Na recepção, a potência do sinal reduziu-se a 10 mW. A atenuação introduzida pela linha de transmissão é igual a:
O desvanecimento (ou fading) é a variação da amplitude do sinal na entrada do receptor devido às características do percurso do sinal entre o transmissor e o receptor e as mudanças nele. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O desvanecimento pode provocar a diminuição ou o aumento do sinal comparado com o sinal que tem o percurso direto entre o transmissor e o receptor.
II. O desvanecimento pode ser provocado por mudanças nas condições ambientais, pela presença de multipercursos e pelo movimento relativo entre o transmissor e o receptor.
III. O desvanecimento por efeito Dopller é provocado por um movimento relativo entre o receptor e o transmissor, fazendo com que a frequência aumente, quando eles estão se aproximando, ou diminua, quando eles estão se afastando.
Estão CORRETAS as afirmativas: