A respeito da curva ABC, considere as afirmativas abaixo:
I.permite organizar as atividades de uma obra de acordo com o custo de cada atividade;
II.permite levantar as atividades mais importantes sob o ponto de vista de custos;
III.permite inferir graus de risco de conclusão das etapas em grupos distintos.
Está correto somente o que se afirma em:
Em uma linha de distribuição trifásica em baixa tensão, com tensão de linha de 220V, ocorreu um curto-circuito de uma fase para o terra. A tensão base adotada para o local da falta é de 220V e a tensão de pré-falta é igual a 198V. O somatório das resistências de sequências zero, positiva e negativa é igual a 21,78 Ω, e a potência de base é igual a 200 kVA. O módulo da corrente de falta é:
Um equipamento elétrico de potência e tensão iguais a 1,0 MVA e 50 kV possui uma reatância de 0,02 pu. As bases no setor onde esse equipamento está instalado são iguais a 4,0 MVA e 100 kV.
O valor da reatância para a nova base é:
Considere as afirmativas abaixo a respeito de um transformador do tipo delta-estrela:
I. as tensões de linha entre o primário e secundário apresentam uma defasagem de 60o
;
II. a relação de espiras é igual à relação das tensões de linha entre primário e secundário;
III. a tensão linha do lado Delta está em fase com a tensão de fase do lado Estrela.
Está correto somente o que se afirma em:
O tipo de manutenção que ocorre por meio de coleta de dados permanente com o objetivo de identificar falhas e defeitos é a:
Para controlar o tempo de uma obra, utiliza-se como ferramenta o método PERT/CPM. Esse método baseia-se nos tempos otimista, pessimista e mais provável. Considerando que esses tempos são iguais a 20, 40 e 25 unidades de tempo (ut), o tempo médio para essa atividade é de aproximadamente:
Uma fonte senoidal de 28 V alimenta uma impedância composta por uma resistência de 8 Ω e uma reatância indutiva de 6 Ω.
A corrente elétrica que flui por essa impedância é:
Indicadores de manutenção têm, entre outras, a finalidade de avaliar a confiabilidade de equipamentos. Considere um equipamento em que o tempo total de funcionamento é de 200 u.t. (unidades de tempo), o tempo total de manutenção é de 40 u.t. e o número de paradas é igual a 10.
Para essas condições, o tempo médio entre falhas e o tempo médio de reparos são, respectivamente, iguais a:
Considere-se um circuito composto por duas malhas, cujo ramo central, comum às duas malhas, é composto por uma fonte de 20 V em série com um resistor de 10 Ω. A malha da esquerda possui uma fonte de 10 V em série com um resistor de 10 Ω e está conectada ao ramo central. A malha da direita é igual à da esquerda e também está conectada ao ramo central. Todas as fontes estão com seu polo positivo orientado para a parte superior do circuito.
A corrente elétrica que flui pelo ramo central é:
Uma luminária de 8.400/√2 cd tem sua intensidade luminosa L incidindo com um ângulo de 45o no plano de trabalho.
Sabendo-se que a distância vertical da luminária até o plano de trabalho é de 4 m, a iluminância no ponto onde o fluxo luminoso incide é de:
Um equipamento elétrico trifásico de 40.000/√3 VA possui fator de potência indutivo igual a 0,5. Deseja-se corrigi-lo para que o valor não seja menor que 0,866 e para que o fator de potência não seja capacitivo.
Para atender a essas condições, o banco de capacitores – BC deve atender à seguinte desigualdade:
O tempo para a execução de um projeto é de 400 unidades de tempo (ut), com uma variância de 25 ut. Para que a garantia de conclusão desse projeto seja de 88%, em relação ao tempo inicialmente levantado, o engenheiro responsável acelerou a sua execução. O fator de probabilidade para que a garantia de execução seja de 88% é 1,2, logo é necessário que a execução do projeto tenha uma aceleração de:
Uma subestação de 15 kV no lado de alta possui um transformador de 360 x √3 kVA. O TC escolhido para medir a corrente no lado de alta é de 30 A no primário com uma relação de transformação de 6:1. A corrente máxima no secundário do TC para a corrente nominal no lado de alta é:
Considere-se um circuito composto de um ramo com dois resistores em série com valores, da esquerda para direita, iguais a 5 Ω e 2 Ω. Um ramo saindo da conexão desses dois resistores possui um resistor de 3 Ω. Na extremidade aberta do resistor de 5 Ω, tem-se o ponto “a”, na extremidade aberta do resistor de 3 Ω, tem-se o ponto “b”. As seguintes correntes elétricas fluem por esse circuito: uma corrente de 1 A sai por um fio conectado no ponto onde todos os resistores estão ligados; outra corrente, de 4A, chega a esse mesmo ponto através do resistor de 2 Ω. Além dessas correntes elétricas, existe uma ddp de 6 V no resistor de 3 Ω, com o polo positivo voltado para o ponto onde todos os resistores estão conectados.
A ddp Vab nessas condições é igual a
Analise as afirmativas abaixo a respeito do gerenciamento de risco na proteção contra descargas atmosféricas:
I. a avaliação da necessidade de proteção se dá por meio da comparação de riscos com os riscos toleráveis (RT);
II. a autoridade competente deve escolher os tipos de riscos a serem considerados para a avaliação da necessidade de proteção;
III. para uma instalação em que o risco não possa ser reduzido a um nível tolerável, o mais alto nível de proteção deve ser providenciado.
Está correto somente o que se apresenta em: