O tempo para a execução de um projeto é de 400 unidades de tempo (ut), com uma variância de 25 ut. Para que a garantia de conclusão desse projeto seja de 88%, em relação ao tempo inicialmente levantado, o engenheiro responsável acelerou a sua execução. O fator de probabilidade para que a garantia de execução seja de 88% é 1,2, logo é necessário que a execução do projeto tenha uma aceleração de:
A equação matricial abaixo relaciona os componentes simétricos com os seus respectivos fasores, considerando as condições de contorno para a falta fase-fase:

O módulo da corrente de falta, em função da corrente de sequência positiva, é:
Os disjuntores termomagnéticos com curva de disparo do tipo D devem atuar para correntes de curto-circuito entre:
Segundo a NR-10, os estabelecimentos com carga instalada superior a 75kW são obrigados a possuir documentações técnicas referente a
Em um ponto de um sistema elétrico, a tensão de pré-falta é igual a 0,9 pu e as reatâncias de Thèvenin de sequências positiva, negativa e zero são respectivamente iguais a j 0,25 pu, j 0,25 pu e j 0,1 pu.
Os valores dos módulos das correntes de curto-circuito para as faltas fase-terra, trifásica e bifásica são, respectivamente, iguais a
Com relação aos aspectos considerados da qualidade do produto em regime permanente ou transitório, quando se trata dos fenômenos de Qualidade de Energia Elétrica (QEE), é INCORRETO afirmar que:
Em um sistema elétrico de potência, ocorre uma falta em uma das fases para o terra. Sabe-se que, a tensão no ponto de falta, antes da ocorrência do evento, é igual a
, sendo que a falta ocorre através de uma impedância
. As impedâncias dos equivalentes de Thévenin de sequência zero, positiva e negativa são respectivamente iguais a
,
, e
. A corrente de curto-circuito, em ampères, pode ser calculada como:
Na análise de sistemas de potência, a representação de grandezas por unidade permite simplificações consideráveis nos cálculos e na visualização de suas faixas de variação.
A figura a seguir apresenta o diagrama unifilar de um sistema de potência, em que as respectivas impedâncias estão especificadas na base própria de cada equipamento.
Caso essas impedâncias fossem representadas em p.u., em uma única base de potência de 100MVA, os valores das impedâncias do GE-1, TR-4 e LT-3 seriam, respectivamente,
Acerca de componentes simétricos e de faltas em sistemas elétricos
de potência, julgue os itens que se seguem.
Para calcular as correntes de falta monofásica do tipo fase-terra usando-se a abordagem de componentes simétricos, são necessários dados dos circuitos de sequência positiva, negativa e zero.
Acerca de componentes simétricos e de faltas em sistemas elétricos
de potência, julgue os itens que se seguem.
Para calcular as correntes de falta bifásica que não envolve a terra, é necessário conhecer os dados de sequência zero do circuito, caso a resistência de falta seja diferente de zero.
Acerca de componentes simétricos e de faltas em sistemas elétricos
de potência, julgue os itens que se seguem.
A intensidade da corrente de curto-circuito trifásico depende da impedância equivalente de sequência negativa no ponto do circuito em que a falta é calculada.
Em relação à representação de sistemas “por unidade" (pu), julgue
os itens subsecutivos.
Se a reatância de um equipamento elétrico de 50 MVA e 8 kV
for igual a 5% e os valores de base onde esse equipamento
estiver ligado forem 100 MVA e 10 kV, então a reatância nas
bases da rede será igual a 0,08 pu.
Em relação à representação de sistemas “por unidade" (pu), julgue
os itens subsecutivos.
A utilização dessa representação elimina a relação de
transformações em um transformador
Com relação a componentes simétricas e faltas em sistemas
trifásicos, julgue os itens que se seguem.
Faltas monofásicas do tipo fase–terra têm componentes de sequência positiva e negativa nulas.
O Sistema Elétrico de Potência (SEP), representado no diagrama unifilar da figura acima, é constituído por um gerador que está conectado a uma linha de transmissão através de um transformador T1 . No final dessa linha, está instalado um transformador T2 , usado para alimentar o motor M. O gerador é solidamente aterrado por meio da reatância Zn e as reatâncias de sequência zero dos demais componentes do sistema são as seguintes: - Transformador T1 : XT10 - Transformador T2 : XT20- Linha de transmissão: XL0- Linha de transmissão: XL0- Linha de transmissão: XG0- Motor: XM0.Com base nesses dados, o circuito de sequência zero que representa o SEP do diagrama unifilar é: