Considere a seguinte função na linguagem Java:
public static int funcao(int x, int y) {
if (y == 0)
return x;
else
return funcao(y, x % y);
}
O retorno da chamada funcao(49, 72) é:
O analista Lucas está desenvolvendo o sistema orientado a objeto JustiSul. Em determinado módulo do JustiSul, o sistema instancia um objeto da classe Terceirizado de forma dinâmica, em tempo de execução, por meio da interface I3rd. A classe Terceirizado pertence a uma biblioteca proprietária externa, de forma que o JustiSul conhece apenas a especificação de I3rd, e não a de Terceirizado. Dentro de outro módulo, o sistema precisa instanciar um segundo objeto Terceirizado. Devido ao alto custo de uma nova inicialização dinâmica, Lucas optou por chamar o método cp3rd do objeto Terceirizado já criado. O cp3rd, declarado em I3rd e implementado na classe Terceirizado, retorna uma nova instância da classe, com um estado idêntico ao do objeto chamador.
Ao permitir a criação de novas instâncias pelo método cp3rd de uma instância existente, Terceirizado implementa o padrão de projeto:
Carlos, analista de sistemas, servidor do TJMS, foi designado para integrar a equipe de planejamento da contratação, cujo objetivo é a contratação de uma ferramenta de low code para o desenvolvimento de sistemas na linguagem PHP.
Na condição de integrante técnico dessa equipe, Carlos será responsável pelo conjunto de:
A analista Laura está configurando o log de um servidor Tomcat. Ela optou por utilizar a implementação de log padrão do Tomcat, que é baseada em loggers e handlers. Optou ainda por concentrar toda a configuração no arquivo global de configuração de log. Os requisitos de log passados para a analista exigem que determinada classe de handler apresente duas instâncias com configurações diferentes.
Para configurar de forma distinta dois handlers de uma mesma classe, Laura deve:
Murilo, analista de sistemas, escreveu um código em PHP, que
incluía o trecho a seguir:
Linha 1: $x = -1;
Linha 2: function funcao($y, $z) {
Linha 3:
Linha 4: $retorno = $x*$y + 3*$z;
Linha 5:
Linha 6: return $retorno;
Linha 7: }
Linha 8:
Linha 9: echo funcao(3,5);
Ele pretendia que, ao executá-lo, fosse exibido o valor 12. Para
isso, Murilo alterou uma linha do código.
A linha alterada ficou da seguinte maneira:
O e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) recomenda que links adjacentes sejam separados por mais do que simples espaços para que não fiquem confusos, em especial para usuários que utilizam leitor de tela. O trecho de código que gera um resultado aderente à recomendação supracitada, de modo a ser lido corretamente por um leitor de tela, é: