Para um salvamento, um caminhão do Corpo de Bombeiros parte do repouso mantendo aceleração constante por um intervalo de tempo T. A velocidade então atingida é mantida por um intervalo de tempo 4T. Em seguida o caminhão desacelera constantemente por um intervalo de tempo T, até atingir o repouso.
O gráfico que melhor representa o deslocamento do caminhão em função do tempo ao longo do percurso é:
Três esferas idênticas, muito leves, estão penduradas por fios isolantes no vácuo.
Em um dado instante, a esfera A (QA = 10 μC) toca a esfera B (QB = – 2 μC). Decorrido alguns instantes, elas são afastadas e faz-se com que a esfera B toque na esfera C (QC = 6 μC).
Após os contatos descritos, as cargas das esferas A, B e C são, respectivamente:
A água (na forma líquida) tem um comportamento anormal entre 0 oC e 4 oC, como ilustra o gráfico cartesiano a seguir, que mostra como sua densidade
varia em função da temperatura 

Os cinco frascos representados na figura a seguir são idênticos, transparentes, feitos de um material termicamente indilatável, estão apoiados numa superfície plana e horizontal e contêm uma mesma massa de água (líquida) a temperaturas diferentes.
Se a água em um dos frascos estiver a 4ºC, esse frasco é o de número:
A figura a seguir mostra dois blocos A, de 2 kg, e B, de 3 kg, presos um ao outro por um fio ideal; os blocos sobem verticalmente acelerados por uma força vertical
de módulo igual a 60 N.
Considere g = 10 m/s2. O módulo das forças que os blocos estão exercendo um sobre o outro é de:
Uma esfera metálica de pequenas dimensões é abandonada na borda de um hemisfério e passa a deslizar em seu interior com atrito desprezível, como ilustra a figura.
Sendo g o valor da aceleração da gravidade no local, o módulo da aceleração da esfera no instante em que ela passa pelo ponto mais baixo de sua trajetória é:
Nas figuras abaixo estão representadas esquematicamente duas maneiras de ligar três resistores a uma fonte de tensão.
Em ambos os casos, a indicação do voltímetro ideal é a mesma. Sendo assim, a razão
entre as potências consumidas nas situações ilustradas na fig. 2 (P2) e na fig. 1 (P1) é igual a:
Uma plataforma horizontal de um material praticamente indilatável é construída, à temperatura ambiente, em um terreno irregular. Para sustentá-la, usam-se duas colunas metálicas (1) e (2) de materiais diferentes. O desnível entre as bases de sustentação dessas colunas é de 2m, como mostra a figura.
O coeficiente de dilatação linear do material da coluna (1) é 2,4.10-5/ºC, e o do material da coluna (2) é 8.10-4/ºC. Para que a plataforma permaneça horizontal, seja qual for a variação de temperatura, os comprimentos iniciais das colunas (1) e (2), devem ser, respectivamente:
A figura mostra uma escada homogênea em repouso com uma das extremidades apoiada no solo e a outra, em uma parede vertical.
Considere:
– Força de atrito entre a escada e o solo,
– Força de atrito entre a escada e a parede,
–
– Força Normal à parede.
O diagrama que melhor indica as forças que atuam sobre a escada é: