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Um órgão do Poder Judiciário está realizando a análise de impacto em seu negócio, identificando os efeitos de uma interrupção das suas atividades, a fim de subsidiar o seu processo de gestão de continuidade de negócios.

Uma das atividades a ser executada pelo órgão durante o seu processo de análise de impacto de negócio é:

Marcelo está elaborando a política de segurança em seu órgão e incluiu orientações sobre criação de senhas fortes para acesso aos sistemas, principalmente aqueles acessados pela internet. A orientação do Marcelo visa proteger seus usuários contra ataques de hackers que utilizam software automático para descobrir senhas fracas.

A técnica para obtenção de senhas da qual Marcelo está tentando proteger seus usuários é:

Após ser aceita em uma licitação do Tribunal de Justiça, a empresa Seg X foi contratada para implementar a segurança na rede sem fio existente. A empresa identificou que a rede sem fio utilizava o padrão 802.11 com o protocolo WPA2 (wi-fi Protected Access 2) e forneceu, como solução, a utilização do protocolo de segurança CCMP (Counter Mode with Cipher Block Chaining Message Authentication Code Protocol).

A partir do uso do protocolo CCMP, a rede do Tribunal de Justiça obterá:

Os analistas de segurança da informação estão pesquisando como mitigar riscos e monitorar ameaças que podem surgir no futuro.

No modelo de ameaças STRIDE, a ameaça que tenta violar o princípio da confidencialidade é:

A equipe de Tecnologia da Informação (TI) de um órgão público recebeu uma solicitação para implementar um backup de uma máquina virtual hospedada em seu cluster de virtualização. O cliente solicitou que fossem realizadas cópias diárias dos dados alterados em relação ao último backup completo da pasta /importante.

O tipo de backup a ser implementado pela equipe de TI para atender a solicitação do cliente é:

Um ataque perigoso para aplicações web é o clickjacking, uma técnica maliciosa que induz o usuário a clicar em algo diferente do que ele enxerga, potencialmente podendo causar ações indesejadas ou revelar informações confidenciais.

Uma forma de a aplicação web tentar evitar que esse ataque ocorra é pelo uso do(a):

A Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) foi instituída com o objetivo de incrementar a segurança cibernética nos órgãos do Poder Judiciário, abrangendo aspectos essenciais da segurança da informação e definindo objetivos para fortalecer o espaço cibernético do Poder Judiciário, assim como divulgar ações para os órgãos em seu âmbito de atuação.

Um dos objetivos da ENSEC-PJ, instituída pela Resolução CNJ nº 396/2021, é:

Carlos recebeu um e-mail que parecia pertencer ao seu banco e, sem perceber, baixou e instalou um software malicioso no seu computador. A partir desse software, um criminoso cibernético passou a ter o controle do computador de Carlos.

O software malicioso instalado no computador de Carlos é:

Marina recebeu uma ligação de um suposto funcionário que dizia estar fazendo uma pesquisa sanitária sobre uma pandemia. Marina passou suas informações pessoais e profissionais, que permitiram ao falso funcionário acessar um sistema com suas credenciais.

A técnica empregada pelo falso funcionário para conseguir as informações de Marina é:

Uma equipe de segurança de um órgão público foi designada para realizar testes de penetração no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Como parte da etapa de coleta de informações, a seguinte busca foi realizada em fontes abertas

https://www.google.com/search?q=site:tjdft.jus.br.

A requisição retornará páginas:

O Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário instituiu o Protocolo de Prevenção a Incidentes Cibernéticos do Poder Judiciário (PPINC-PJ) com diretrizes para a prevenção a incidentes cibernéticos em seu mais alto nível. O PPINC-PJ baseia-se em um conjunto de boas práticas de segurança cibernéticas para melhor detectar, conter e eliminar ataques cibernéticos, minimizando eventuais impactos na operação das atividades dos órgãos.

De acordo com o Anexo I, da Portaria CNJ nº 162/2021, o princípio crítico da PPINC-PJ que tem foco na formação, na revisão de controles/acessos, nos processos e na disseminação da cultura de segurança cibernética é:

João administra uma rede de computadores com muitos sistemas de informação cujas operações são de acesso restrito, pois contém informações confidenciais. Nos últimos meses, João recebeu diversos relatos de ataques de keylogger e screenlog. Diante desse cenário, João deve proteger a sua rede de ataques do tipo:

Um órgão público que possui instalações em vários estados do Brasil instituiu a sua Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes (ETIR), de acordo com Norma Complementar nº 05/IN01/DSIC/GSIPR, para gerenciar e tratar seus incidentes de segurança da informação. O órgão implementou a sua estrutura da seguinte forma: estabeleceu uma ETIR central que funciona na sede do órgão em Brasília e várias ETIRs secundárias distribuídas nas outras instalações dos órgãos nos outros estados. A ETIR principal define as estratégias, gerencia os serviços ofertados, centraliza os incidentes ocorridos e é responsável pela comunicação com o CTIR Gov, enquanto as secundárias implementam as estratégias e atuam dentro do escopo de seus estados, notificando seus incidentes sempre à ETIR principal.

O modelo de ETIR implementado pelo órgão é:

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