Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 30 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir. I.O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico. II.O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica. III.O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico. Assinale:

A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista. imagem O objetivo desta atividade era

Percepção e análise de produções visuais são atividades

intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de

reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o

hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.

Analise as imagens acima e assinale a opção que indica

corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.

Analise as imagens a seguir.

A respeito da dissolução das fronteiras entre ciência, tecnologia,

arte e natureza - própria das linguagens contemporâneas da arte

- e com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.

I.As linguagens artísticas baseadas nas tecnologias digitais

confirmam a tendência à especialização que caracteriza o

trabalho de artistas e cientistas, treinados, respectivamente,

em saberes práticos e teóricos.

II.O uso de técnicas digitais na produção de imagens artísticas e

científicas demonstra o caráter altamente técnico da arte

contemporânea, confirmando a irredutibilidade entre

natureza e artifício.

III.Arte, ciência e tecnologia formam um campo transdisciplinar

e transmetodológico, caracterizado pela convergência de

diversos graus de artificialismo.

Assinale:

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as

afirmativas a seguir.

I.Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical,

formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como

“silenciosos".

II.Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma

execução musical, concentrando-se não na música em si, mas

em todos os sons não-musicais exteriores a ela.

III.A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em

ambiente acusticamente isolado, de modo que a música

ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o

debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o

movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe

uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são

aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?

Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas

a seguir.

I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,

capaz de gerar identidade e promover a interação.

II.Compreender e apreciar as diversas danças como

manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em

movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma

técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a

opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi

Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual

incluem a moralidade cultural como um assunto importante para

a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões

ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e

não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e

reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de

gêneros e sexualidades.

À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a

imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio

causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.

Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela

análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada,

assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas

da s consumidora s é uma modificação do corpo feminino que

provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio

e magro univocamente repetido na mídia.

( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado

foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma

atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua

exclusividade reservada à população feminina é uma

discriminação de gênero.

( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da

rede do supermercado s são próximas o suficiente para

serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer

um pode fazê-lo.

As afirmativas são, respectivamente,

Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar

os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes

na cidade em que moram.

A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.

As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate

suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte

contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de

uma. Assinale-a.

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas

respectivas definições.

1.Amplitude.

2.Melodia.

3.Ritmo.

4.Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de

outro, na mesma frequência e intensidade.

( ) Variação de intensidade do som usada em música como um

recurso expressivo.

( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por

diferentes frequências.

( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada

durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem. No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O.

Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de

cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.


Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que

norteia sua concepção formal.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282