Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal
No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir. I.O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico. II.O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica. III.O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico. Assinale:
A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista. imagem O objetivo desta atividade era
Percepção e análise de produções visuais são atividades
intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de
reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o
hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.
Analise as imagens acima e assinale a opção que indica
corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.
Analise as imagens a seguir.
A respeito da dissolução das fronteiras entre ciência, tecnologia,
arte e natureza - própria das linguagens contemporâneas da arte
- e com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.
I.As linguagens artísticas baseadas nas tecnologias digitais
confirmam a tendência à especialização que caracteriza o
trabalho de artistas e cientistas, treinados, respectivamente,
em saberes práticos e teóricos.
II.O uso de técnicas digitais na produção de imagens artísticas e
científicas demonstra o caráter altamente técnico da arte
contemporânea, confirmando a irredutibilidade entre
natureza e artifício.
III.Arte, ciência e tecnologia formam um campo transdisciplinar
e transmetodológico, caracterizado pela convergência de
diversos graus de artificialismo.
Assinale:
A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as
afirmativas a seguir.
I.Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical,
formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como
“silenciosos".
II.Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma
execução musical, concentrando-se não na música em si, mas
em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III.A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em
ambiente acusticamente isolado, de modo que a música
ressoe sobre um fundo neutro.
As teses de Schafer são confirmadas
O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o
debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o
movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe
uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são
aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?
Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas
a seguir.
I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,
capaz de gerar identidade e promover a interação.
II.Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais, sem hierarquizá-las.
III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em
movimento para entender o valor dos exercícios físicos.
Assinale:
A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma
técnica narrativa pautada na comunicação visual.
Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a
opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.
A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi
Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual
incluem a moralidade cultural como um assunto importante para
a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões
ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e
não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e
reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de
gêneros e sexualidades.
À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a
imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio
causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.
Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela
análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada,
assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.
( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas
da s consumidora s é uma modificação do corpo feminino que
provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio
e magro univocamente repetido na mídia.
( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado
foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma
atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua
exclusividade reservada à população feminina é uma
discriminação de gênero.
( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da
rede do supermercado s são próximas o suficiente para
serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer
um pode fazê-lo.
As afirmativas são, respectivamente,
Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar
os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes
na cidade em que moram.
A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.
As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate
suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte
contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de
uma. Assinale-a.
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas
respectivas definições.
1.Amplitude.
2.Melodia.
3.Ritmo.
4.Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de
outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um
recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por
diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada
durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.
Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem. No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são
Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O.
Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de
cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.
Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que
norteia sua concepção formal.