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O processo de planejamento e formulação de políticas públicas

pode ser melhor compreendido pelo modelo do ciclo de políticas

públicas e suas diferentes etapas.

No ciclo de políticas públicas, a melhor explicação para sua

primeira etapa é aquela na qual:

Existem diferentes tipos de avaliação de políticas públicas. Um

desses tipos diferencia-se dos demais por ser realizado por

pessoas de fora da instituição responsável, em geral com

experiência nesse tipo de atividade.

Trata-se do seguinte tipo de avaliação:

Para fins da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma empresa pública, pertencente à Administração Indireta do município:

Na análise de custo-efetividade de um projeto é necessário levar em consideração aspectos econômicos e financeiros, principalmente para a construção de indicadores de desempenho que podem ser de insumo, de processo, de produto e de impacto.
Nesse sentido, pode ser considerado um indicador de impacto aquele no qual, em um projeto de:

Em avaliação de programas e projetos é muito comum, na área pública, a ausência de um sistema estruturado de monitoramento e avaliação (M&A).
Essa ausência é um risco porque:

Na formulação de programas e projetos públicos pode-se utilizar a técnica do Planejamento Estratégico Situacional (PES) que envolve a realização de um conjunto de atividades, organizadas em “momentos” ao invés de em “etapas rígidas”.
Em um desses “momentos” são desenvolvidos temas vitais, como a estrutura organizacional, o fluxo interno de informações, a coordenação do plano, do sistema de prestação de contas, as ferramentas gerenciais necessárias e a dinâmica da participação democrática na implantação do plano.
Esse “momento” do PES é conhecido como:

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