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Na sentença: “(...) assistir ao evento durante os poucos minutos em que a Lua oculta o Sol e o dia se torna mágico (...).”, o verbo grifado tem o mesmo tipo de transitividade que o verbo/locução verbal grifado(a ) em:

Releia o trecho a seguir.
Mundo afora, é cada vez mais difícil dizer algo que não faça parte de um senso comum que é feito de referências, ideias e, sobretudo, maneiras de pensar compartilhadas graças ao uso generalizado da mesma mídia.
Dentre as opções de reescrita apresentadas a seguir, só houve manutenção desse trecho em:

Considere as assertivas:

I. O exemplo de uso de câmeras/celulares para registrar o eclipse

(texto 1) extrapola o exemplo de compartilhamento do trivial

por meio das mídias (texto 3).

II. O ato de gravar a vida, em vez de vivê-la (texto 1) corresponde

ao uso generalizado do senso comum (texto 3).

III. A crítica ao uso indiscriminado de tecnologias (texto 1) confronta

a perspectiva sobre compartilhamento de informações

(texto 3).

IV. A ideia presente no trecho: “Celebramos os momentos significativos

das nossas vidas e queremos dividi-los com as pessoas

próximas. Mas a maioria do que é registrado não é significativo

ou dividido com pessoas próximas." (texto 1) equivale à

ideia presente em: “Mundo afora, é cada vez mais difícil dizer

algo que não faça parte de um senso comum que é feito de

referências, ideias e, sobretudo, maneiras de pensar compartilhadas

graças ao uso generalizado da mesma mídia." (texto 3)

Estão corretas as assertivas

Observe o conceito gramatical de conjunções alternativas: Conjunções alternativas – como o nome indica, enlaçam as unidades coordenadas matizando-as de um valor alternativo, quer para exprimir a incompatibilidade dos conceitos envolvidos, quer para exprimir a equivalência deles. A conjunção alternativa por excelência é ou, sozinha ou duplicada (...).
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa; Atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009: p. 321
A partir dessa noção gramatical, a opção que explica o valor semântico da conjunção ‘ou’ no título “Viver a vida ou gravá-la” é

Nos quatro primeiros parágrafos do texto 3, o autor recorre a conceitos teóricos e/ou a obras teóricas para

Releia o trecho, retirado do 3º parágrafo. Pois bem, um espectador apressado poderia pensar que, enfim1, realizamos a famosa sociedade sem classes – ao menos em parte. Claro, desigualdades e exploração continuam; no entanto2, é difícil distinguir a cultura da classe dominante das outras que lhe seriam opostas, porque3, no fundo, mesmo quando parecemos discordar, pensamos todos de forma igual.
Os conectivos grifados apresentam, respectivamente, o valor semântico de

Releia este trecho do texto 3
Quem deseja convencer seus leitores ou espectadores de que ele pensa fora da trivialidade dominante tende a parecer-se com aquelas crianças que, de vez em quando, gritam "xixi e cocô" e, com isso, gabam-se de ter quebrado um grande tabu.
Nesse trecho, as ocorrências grifadas da palavra SE caracterizam o emprego de

O principal objetivo do texto 1 é

No texto 3, o autor tem o objetivo de criticar a

No trecho: “E havia a outra face do domínio: o controle das ideias e das mentes, oculto e insidioso.”, a palavra grifada pode ser substituída, sem perdas semânticas, por

O dito popular “É o feitiço que enfeitiça o feiticeiro.” foi utilizado em um contexto específico do texto 3 e esse dito está denotativamente explicitado em:

Em relação ao texto 1, a opinião do fotógrafo Sebastião Salgado

sobre selfies (no texto 2)

Em relação às escolhas feitas pelo autor, a linguagem predominante, no texto 3, caracteriza-se como

NÃO se constitui uma estratégia argumentativa utilizada no texto 1:

A noção semântica, demarcada por advérbio – grifado nas sentenças a seguir – só NÃO incide sobre um termo nominal em:

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