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Eu o conheci menino, trepando às árvores, armando alçapão para canários-da-terra, bodoqueando as rolinhas, rolando pneu velho pelas ruas, pegando traseira de bonde, chamando o professor Asdrúbal de Jaburu.

No trecho, o pronome “o” refere-se a

sua momice de inocência era de tal arte que até mesmo seu Demóstenes não conseguia conter o riso (7o parágrafo)

No contexto em que se insere, o termo sublinhado introduz uma oração

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas I, II e III do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:

Considere os seguintes trechos da crônica.

I. o velho corria atrás da gente brandindo a bengala, seus bastos bigodes amarelos fremindo sob as ventas vulcânicas (1o parágrafo).
II. tempo incerto, pois os recursos da Fazenda na província eram magros (2o parágrafo).
III. O rosto do mestre passou do pálido ao rubro das suas tremendas cóleras (3o parágrafo).

Estão empregados em sentido figurado os termos sublinhados em

É invariável quanto a gênero e a número o termo sublinhado em:

Um cão dormia diante de um estábulo quando um lobo o avistou e, depois de agarrá-lo, estava para comê-lo, mas ele começou a implorar ao lobo que não o sacrificasse naquele momento.

Os termos sublinhados constituem, respectivamente,

A hipérbole consiste no exagero da expressão de uma ideia (por exemplo: morrer de estudar, estourar de rir etc).

Ocorre esse recurso expressivo no seguinte trecho:

Verifica-se o emprego de vírgula para separar um vocativo no seguinte trecho:

ele já arrancara uma gargalhada do padre-prefeito. (7o parágrafo)

Transpondo-se o trecho acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

ele [cão] começou a implorar ao lobo que não o sacrificasse naquele momento.

Ao se transpor o trecho acima para o discurso direto, o verbo sublinhado assume a seguinte forma:

Na crônica, referem-se ao mesmo personagem as seguintes expressões:

Pegando a deixa da única palavra inteligível, Risadinha erguia o dedo no ar e protestava, com ar ofendido:

– Vagabundo, não, professor. (5o e 6o parágrafos)

O termo sublinhado acima pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por:

Em o velho corria atrás da gente (1o parágrafo), a expressão sublinhada exerce a mesma função sintática do elemento sublinhado em:

Na construção da fábula, Esopo recorre fundamentalmente à seguinte figura de linguagem:

De acordo com o cronista, uma das brincadeiras mais perigosas de sua infância era

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