De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço
O TRT da 16a Região tem necessidades prementes que precisam ser gerenciadas através de práticas internacionalmente
aceitas. Dentre estas necessidades estão:
I. Garantir que o provedor de serviço de TI possa sempre prover o mínimo nível de serviço acordado, através da redução do
risco a um nível aceitável e planejamento da recuperação dos serviços de TI do Tribunal.
II. Garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras dos negócios do Tribunal, de uma maneira mais
efetiva em custo e mais oportuna. É necessário definir, analisar, planejar, medir e melhorar todos os aspectos da oferta de
serviços de TI e garantir que todos os processos, infraestrutura, ferramentas, papéis etc, de TI sejam adequados para as
metas de nível de serviço acordadas para disponibilidade.
III. Proteger as conveniências das principais partes interessadas, reputação, marca e atividades de criação de valor do
Tribunal. Reduzir os riscos a um nível aceitável e ter um planejamento para a recuperação de processos de negócio do
Tribunal, caso ocorra uma interrupção.
Ana, que trabalha como Analista Judiciária do Tribunal, recomendou que há processos da ITIL v3 indicados para tratar as
necessidades elencadas em I, II e III. Estes processos são, respectivamente, Gerenciamento de
Em um certo dia de trabalho no TRT da 16 Região, ocorreu uma falha em um disco de um conjunto espelhado gerando uma
interrupção não planejada de um serviço de TI que operava neste disco. De acordo com a ITIL v3, ocorreu um I , que possui
um ciclo de vida expandido composto pelas etapas:
II . No dia seguinte, novamente ocorreu a falha no mesmo disco, mais de
uma vez. A equipe de TI buscou, então, investigar a sua causa raiz. De acordo com a ITIL v3 a investigação desta causa raiz
deve ser conduzida pelo processo ??III, que pertence ao estágio
IV .
As lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas por:
Considere o texto abaixo, adaptado do Guia PMBoK v.4
É uma entidade ou corpo organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento
centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Possui responsabilidades que podem variar desde o fornecimento de
funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de um projeto. Se tiver
responsabilidade direta ou indireta pelo resultado do projeto, pode ser considerada uma parte interessada. Pode oferecer
serviços de suporte administrativo, como políticas, metodologias e modelos; treinamento, aconselhamento e orientação de
gerentes de projetos; suporte, orientação e treinamento em relação a como gerenciar projetos e usar as ferramentas etc.
A entidade organizacional definida no texto acima é conhecida como:
De acordo com o CobiT 4.1, as organizações não podem atingir seus requisitos de negócios e governança sem adotar e
implementar um modelo para governança e controle de TI para fazer uma ligação com os requisitos de negócios, identificar os
recursos mais importantes a serem aprimorados e definir os objetivos de
I. a serem considerados, dentre outros aspectos.
A estratégia da organização deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos
II. relacionados às iniciativas de TI. Esses
objetivos devem levar a uma clara definição dos próprios objetivos
III. o que por sua vez irá definir os recursos e capacidades
de TI, ou a arquitetura de TI para a organização, necessários para executar de maneira bem–sucedida a parte que cabe à TI na
sua estratégia.
As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por: