No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é
A utilização da TI impõe mudanças na estrutura organizacional das empresas e alguns critérios devem ser atendidos por essa nova estrutura organizacional. Considere os seguintes 3 possíveis critérios:
I. Redução de níveis hierárquicos.
II. Maior centralização de decisões.
III. Maior delegação de responsabilidades pela exigência de implementação mais rápida de ações.
De fato são critérios a serem considerados na estrutura organizacional, tendo em vista a utilização de TI, o contido em
O ITIL, versão 3, representa o ciclo de vida de serviços de acordo com a seguinte figura:
As áreas demarcadas com I e V representam, respectivamente, os estágios
Existem diversas formas de se dividir o Planejamento Estratégico de TI em etapas, todas levando ao mesmo princípio. Uma dessas formas indica a existência das seguintes etapas:
I. Identificação de como as tecnologias da informação emergentes podem auxiliar a alcançar os objetivos da empresa.
II. Análise e identificação dos processos mais críticos da empresa.
III. Conhecimento de todos os processos de negócios da empresa.
IV. Identificação e eliminação de procedimentos e práticas de TI obsoletas e/ou desnecessárias.
A ordem indicada para a consecução dessas etapas é a representada pela sequência
O COBIT, versão 4.1, define um modelo de maturidade para cada um dos processos que compõem cada um dos domínios estabelecidos em sua definição. Nesse modelo de maturidade, os níveis 1 e 3 representam, respectivamente, os níveis
Empresas que possuem várias unidades de negócio devem decidir sobre o nível e tipo de infraestrutura mais adequados a cada unidade. No entanto, tal decisão é difícil de ser tomada, pois geralmente há diferenças entre as unidades. Na gestão de TI, há um método que reúne executivos, gerentes de unidades e de TI em sessões de planejamento, de forma a poder determinar os investimentos mais adequados na infraestrutura mencionada. Esse método é de
O COBIT, versão 4.1, estabelece 4 domínios para tratar a TI. O domínio que tem como objetivo determinar a qualidade e o respeito aos requisitos dos processos, incluindo a definição de indicadores de desempenho relevantes, bem como a execução imediata de ações, em caso de desvios com relação aos objetivos planejados, é
Muitas empresas estão adotando a terceirização dos serviços de TI. Podem ser citados diversos benefícios que justificam esse procedimento, tal como