Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Atenção: O texto abaixo refere-se às questões de números 23 e 24.

O fato mais marcante da vida humana é que temos valores. Pensamos em modos pelos quais as coisas poderiam ser melhores e mais perfeitas e, portanto, diferentes do que são e também em modos como nós mesmos poderíamos ser melhores, e, portanto, diferentes do que somos. Por que é assim? De onde tiramos estas ideias que vão além do mundo que experimentamos e parecem colocá-lo em questão, julgando-o, dizendo que ele não é satisfatório, que ele não é o que deveria ser? Claramente não as tiramos da experiência, pelo menos não de uma maneira simples. E é intrigante também que estas ideias de um mundo diferente do nosso nos conclamam, dizendo-nos como as coisas deveriam ser e que nós deveríamos torná-las assim.

(KORSGAARD, Christine. The Sources of normativity. Cambridge University Press, 1996, p. 1. − Tradução de Telma Birchal, citado nas Orientações Pedagógicas para o Ensino Médio em Filosofia, em http://crv.educacao.mg.gov.br)

O texto acima se refere a uma das questões mais antigas

da história da filosofia, a saber, à relação entre

Atenção: O texto abaixo refere-se às questões de números 25 e 26.

Em todo sistema de moral que até hoje encontrei, sempre notei que o autor segue durante algum tempo o modo comum de raciocinar, estabelecendo a existência de Deus, ou fazendo observações a respeito dos assuntos humanos, quando, de repente, surpreendo-me ao ver que, em vez das cópulas proposicionais usuais, como é e não é, não encontro uma só proposição que não esteja conectada a outra por um deve ou não deve. Essa mudança é imperceptível, porém da maior importância. Pois como esse deve ou não deve expressa uma nova relação ou afirmação, esta precisaria ser notada e explicada; ao mesmo tempo, seria preciso que se desse uma razão para algo que parece totalmente inconcebível, ou seja, como essa nova relação pode ser deduzida de outras inteiramente diferentes.

(HUME, David. Tratado da Natureza Humana. Tradução de Débora Danowiski. Livro III, Parte I, Seção II. São Paulo, Editora UNESP, 2000, p. 509, citado nas Orientações Pedagó- gicas para o Ensino Médio em Filosofia, em http://crv. educacao.mg.gov.br)

Nesse texto, Hume afirma que

No que se refere ao ensino do tema universalismo versus

relativismo moral, o professor de filosofia deve apresentar

a discussão procedendo a uma

Do mito das raças, Hesíodo tira um ensinamento que dirige

mais especialmente ao seu irmão Perses, um pobre tipo,

mas que vale também para os grandes da terra, para

aqueles cuja função é regulamentar as querelas por arbitragem,

para os reis. Hesíodo resume este ensinamento

na seguinte fórmula: escuta a justiça, Dike, não deixes

aumentar a desmedida, Hybris.

(VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos.

Edusp, 1973, p. 11)

Na passagem acima, Vernant vê no mito uma clara rela-

ção com a

Com o advento da Idade Moderna, começam a ocorrer

mudanças, como:

I.A técnica passa a se vincular à ciência.

II.A filosofia começa a perder a primazia para a ciência.

III.A matemática passa a ser mais valorizada em detrimento

da lógica.

IV.A teologia começa a se tornar o principal objeto de

estudos.

V.A física passa a investigar as finalidades internas a

cada ser natural.

Está correto o que se afirma APENAS em

É denominado correto APENAS o argumento que

O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas

para diferenciar o homem dos demais seres vivos.

Nesse mito, o

No campo da filosofia moral, estabeleceu-se ao longo da

história uma discussão entre os defensores do relativismo

e os defensores do universalismo, os primeiros defendendo

que as leis morais possuem sua origem nos costumes

e os segundos defendendo que elas possuem uma validade

atemporal. Nessa discussão, a moral de Kant

Quando, em seu Do espírito das leis (livro I, capítulo 1),

Montesquieu afirma que a lei é também relação e que resulta

da “natureza das coisas", o filósofo quer dizer que a lei

As Orientações Curriculares para o Ensino de Filosofia

chamam a atenção para o 'papel peculiar da filosofia no

desenvolvimento da competência geral da fala, leitura e

escrita' (p. 26), que estão profundamente vinculadas à natureza

argumentativa da disciplina e contribuem para o desenvolvimento

de um pensamento autônomo e crítico.

Para desenvolver essas competências de uma maneira

especificamente filosófica, é preciso lembrar que o diferencial

do ensino da disciplina Filosofia está em sua referência

à História da Filosofia ou, em outras palavras, à tradição

filosófica.

Segundo indica este texto, a História da Filosofia seria importante

no currículo do Ensino Médio porque

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282