Sobre o excerto do texto nunca tive o costume de pular em bloquinho ou blocão (l. 21), considere as afirmações abaixo.
I - A expressão pular está no infinitivo impessoal.
II - A expressão costume é seguida pelo seu adjunto adnominal.
III - A expressão pular está no infinitivo pessoal.
Quais estão corretas?
Qual dos elementos sublinhados constitui prefixo nas palavras abaixo?

Qual das alternativas abaixo apresenta uma oração na voz passiva?

Indique qual é a oração iniciada por conjunção inte-grante nos exemplos abaixo.
Qual dos exemplos abaixo NÃO é constituído exclusiva-mente pelo processo de formação de palavras derivação por sufixação?

Considere as afirmações abaixo sobre a expressão sublinhada na seguinte oração do texto: Os regulamentos do novo Carnaval são as novas regras da cinematografia. (l. 41-42).
I - A expressão as novas regras da cinematografia, na oração em destaque, apresenta sentido cono-tativo.
II - O sentido global do texto contradiz o conteúdo desta oração.
III - Se a palavra novo for deslocada para a posição imediatamente depois da palavra Carnaval, a oração terá seu sentido alterado.
Quais estão corretas?

Qual alternativa apresenta uma justificativa correta para o emprego da vírgula do excerto selecionado do texto?

Classifique as expressões do texto da segunda coluna em sujeito ou predicativo, conforme exposto na primeira coluna.
(1) sujeito
(2) predicativo
( ) Rubem Braga (l. 02)
( ) todos (l. 08)
( ) tudo (l. 13)
( ) fantasia (l. 13)
( ) o Carnaselfie (l. 26)
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Já não dá mais para escapar: é Carnaval, a festa
dos tímidos. Foi Rubem Braga quem cunhou a expressão,
e ele se assombrava diante da conversão dos rapazotes
e raparigas recatados do cotidiano em alegres piratas,
marinheiros e havaianas na avenida.
Não sei se o paralelo, contudo, é possível. O mundo
mudou. Com a proliferação das redes sociais, parece que
não sobraram recatados, aliás. Expõem-se ali todos –
criam suas fantasias e nelas investem, dia após dia,
desfilando não de pirata, mas de hipster, intelectual,
sensível, engajado, despreocupado, desconstruído,
pós-moderno, bacanudo.
Na avenida ou nas telas, é tudo fantasia. Na essência,
o homem é o mesmo: um medroso. Massacrado pelo
entorno, assoberbado pela vida, o homem só quer uma
trégua dos problemas, de tempos em tempos; esquecer
os balanços e mensalidades para flertar, pular e se
embebedar.
Sempre gostei de ver o Carnaval dos outros, mas
até para a festa dos tímidos eu era tímido demais, então
nunca tive o costume de pular em bloquinho ou blocão.
Antes, eu me deliciava com a transformação das gentes.
Vendo dois milhões de foliões no Baixo Augusta, demorei
a entender, entretanto, o que incomodava naquele início
de Carnaval, em São Paulo.
Era o carnaselfie. O Carnaval sem transgressão –
não dos outros, não dos corpos, porque isso só disfarça
uma violência intolerável. Não a transgressão que
perturba as meninas que não querem contato, ou os
lojistas que não querem vandalismo, ou os moradores
que têm horror à sujeira brotando em suas calçadas.
Era o Carnaval sem transgressão subjetiva, de si.
Sem subverter a si próprio para alegrar o mundo com
a versão mais alegre e autêntica de si.
Nas ruas, os foliões saltitam com o celular nas mãos
e enchem suas redes sociais de fotos, posam uma
felicidade em ângulo-plongée atentos aos detalhes
de luz, enquadramento, likes e shares. Tudo para sair,
mesmo no sagrado ridículo do momento, bacana na foto.
A folia é regrada não por pais e mães, que há muito
desistiram de censurar a festa. Os regulamentos do
novo Carnaval são as novas regras da cinematografia.
Adaptado de: ESSENFELDER, Renato. Em tempos de carnaselfie, ninguém quer parecer ridículo. Estado de São Paulo, São Paulo, 12 de fevereiro de 2018. Disponível em http://emais.estadao.com.br/blogs/renato-essenfelder/em-tempos-de-carnaselfie-ninguem-quer-parecer-ridiculo/. Acesso em 12/05/2018.
Sobre o uso no texto de formas lexicais compostas, considere as afirmações abaixo.
I - A expressão pós-moderno (l. 12) é formada me-diante o processo de composição por justaposição.
II - Carnaselfie (l. 26), o neologismo proposto pelo autor, constitui exemplo do processo de formação de palavras denominado composição por aglutinação.
III - A forma composta cinematografia (l. 42) é deri-vada, mediante o processo de formação de palavras denominado composição por aglutinação, dos itens lexicais cinema e grafia.
Quais estão corretas?
Qual das estruturas sublinhadas abaixo desempenha a função de aposto?
Em qual das alternativas abaixo há concordância nominal entre as palavras negritadas?
Qual das alternativas abaixo apresenta a mesma pronúncia para os três elementos sublinhados?

Para resolver a questão, considere o excerto os moradores que têm horror à sujeira brotando em suas calçadas (l. 30-31).
Em relação à forma conjugada do verbo ter no referido excerto, indique a alternativa correta.
Considerando o sistema ortográfico oficial e as relações entre sons, letras, pronúncia e grafia, assinale a alter-nativa correta.