Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um
modo de produção comunal primitivo, onde a
propriedade da terra era desconhecida, e ano a
ano os líderes de cada tribo faziam a
redistribuição da terra para evitar que uns
tivessem mais privilégios que outros. A riqueza era
por isto determinada pela posse de rebanhos e
não da terra.
Assinale a alternativa que define uma
característica dos povos Bárbaros:
a França do século VIII ao XI.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das
grandes navegações, quando Portugal e Espanha
exploravam o oceano em busca de novas terras.
Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em
1492, Cristóvão Colombo, navegando pela
Espanha, chegou a América, fato que ampliou as
expectativas dos exploradores. Diante do fato de
ambos terem as mesmas ambições e com objetivo
de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e
Espanha assinaram um tratado em 1494 . De
acordo com este tratado, Portugal ficou com as
terras recém-descobertas que estavam a leste da
linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de
Cabo Verde ), enquanto a Espanha ficou com as
terras a oeste desta linha.
Esse Tratado ficou conhecido como:
Julgue As afirmativas:
I- No Brasil, a partir da promulgação da Lei nº
10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais
e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira
e Africana, foi estabelecido um marco
legal, político e pedagógico de reconhecimento e
valorização das influências africanas na formação
da sociedade brasileira e do protagonismo da
população afro-brasileira na formação social,
política e econômica do país.
II- A partir de 2003, após a alteração da Lei n°
9.394/1996 pela sanção da Lei n° 10.639/2003 e
sua posterior regulamentação por meio do Parecer
CNE/CP n° 03/2004 e da Resolução CNE/CP n°
01/2004, foi estabelecida a obrigatoriedade do
ensino de história afro-brasileira e africana nas
escolas públicas e privadas da educação básica
em todo Território Nacional.
III- O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva
sancionou uma lei que alterou a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Trata-se da Lei n°
10.639/2003, e foi a partir dela que o Conselho
Nacional de Educação (CNE ) estabeleceu as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,
dispostas no Parecer CNE/CP n° 03/2004 e na
Resolução CNE/CP n° 01/2004, as quais deverão
orientar iniciativas de formação inicial e
continuada e processos de gestão escolar.
IV- Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil explicitam em seu texto: “O
combate ao racismo e às discriminações de
gênero, socioeconômicas, étnico racial e religioso
deve ser objeto de constante reflexão e
intervenção no cotidiano da educação infantil”
(BRASIL, 2009a, p.10).
São verdadeiras:
Denominamos de sociedade açucareira
aquela referente ao Ciclo do Açúcar na História do
Brasil. Esta sociedade se desenvolveu,
principalmente, na área litorânea do Nordeste
brasileiro (regiões produtoras de açúcar) entre os
séculos XVI e XVII.
Principais características da sociedade açucareira:
Sistema colonial é o conjunto de relações de
dominação e subordinação envolvendo
metrópoles e colônias durante a época moderna.
Relações mantidas entre áreas metropolitanas e
áreas periféricas eram diretas e exclusivas.
Assinale a alternativa que indica o papel da
colônia dentro desse sistema:
A História da América é subdividida, para fins
didáticos, em: América Pré-Colombiana,
Descobrimento e Conquista Montagem do
Sistema Colonial, Processos de Independência e
América Contemporânea.
Assinale a alternativa que identifica os países
ibéricos que conquistaram a América a partir de
1492:
A sociedade medieval era hierarquizada; a
mobilidade social era praticamente inexistente.
Alguns historiadores costumam dividir essa
sociedade em três ordens: a do clero; a dos
guerreiros e a dos camponeses.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao
exposto acima:
A História da República Brasileira iniciou-se
em 1889 com a Proclamação da República e
acompanhou todo o período posterior, até o
século XXI. A difusão dos ideais republicanos
remonta ao período colonial, como durante a
Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no
final do século XVIII.
Assinale a alternativa que apresenta característica
do Brasil republicano:
O feudalismo é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao Feudalismo:
O ensino e a aprendizagem da História estão
voltados, inicialmente, para atividades em que os
alunos possam compreender as semelhanças e as
diferenças, as permanências e as transformações
no modo de vida social, cultural e econômico de
sua localidade, no presente e no passado,
mediante a leitura de diferentes obras humanas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais para o ensino de História os objetivos
de história para o primeiro ciclo são: