Para que a equação tenha resto R=0, os valores de a e b são, respectivamente:
Um grupo de nove pessoas disputaram uma corrida. Os prêmios são classificatórios, da primeira a quinta posição, de modo que uma mesma pessoa não pode receber mais que um prêmio. Podemos distribuir a premiação de:
A soma dos primeiros 38 termos da sequencia 5, 12, 19, 26, ..., é:
Dados os vetores u=(-3, 8) e v=(-18, 48),
podemos afirmar que tais vetores são:
Qual é a soma dos 17 primeiros termos em
uma progressão Aritmética, sendo o primeiro
termo a1 = 13 e o décimo a17 = 45
Se a inflação nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro foi, respectivamente, 8,8%; 11,1%; 9,9% e 13,3%, então a inflação acumulada o final dos quatro meses é:
Para que a soma dos termos da progressão aritmética 7, 10, 13, 16, 19, ..., seja 3572 é necessário que esta progressão aritmética tenha:
Em um time de futebol, as idades dos
jogadores podem ser representadas pelo gráfico a
seguir:
A moda deste conjunto de dados é:
Dados os pontos A(-5, 7), B(2, 4) e C(1, -3) o ponto D, de modo que CD= 2AB é:
Um supermercado tem os produtos divididos
por setores: Alimentos não perecíveis, açougue,
panificação, frios, higiene pessoal e limpeza.
Baseado na tabela de vendas do ultimo bimestre,
o gerente decidiu investir no produto com menor
risco, utilizando a variância como medida de
dispersão. Podemos afirmar que os setores
escolhidos foram:
A soma das idades de Marcos, Marcelo e Mauricio é 50 anos. A idade de Marcos daqui a três anos será um terço da idade atual de Mauricio. Marcelo é seis anos mais velho que Marcos. A idade atual de Mauricio é:
Em uma pesquisa eleitoral, os candidatos A, B
e C tiveram as seguintes intenções de votos:
Utilizando a medida de dispersão desvio padrão,
podemos afirmar que a margem de erro é de:
Os objetivos da matemática na educação
básica podem ser divididos em três aspectos: a
vida em sociedade, a atividade produtiva e a
experiência subjetiva. Portanto o aluno deverá ser
capaz de:
I- Investigar, compreender situações matemáticas
e construir significados.
II– Aprender com novas tecnologias, utilizando
computadores e abandonando os métodos
tradicionais e ultrapassados.
III– Desenvolver a capacidade de prever
resultados por aproximação, exceto os resultados
no contexto de resolução de problemas.
IV– Observar, identificar, representar e utilizar
conhecimentos geométricos, algébricos e
aritméticos, estruturando e relacionando com
modelos matemáticos.
São CORRETAS as informações:
Uma escola comparou as notas das salas de
primeiro ano do período matutino e vespertino
conforme tabela a seguir:
Observando a média dos períodos por disciplina,
podemos afirmar que:
O 39º termo da sequência 3, 7, 11, 15, 19, ..., é: