Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para melhor aplicarmos os conteúdos em educação física devemos sistematizá-los para alcançarmos nossos objetivos, para isso devemos levar em consideração três aspectos fundamentais, que são: conceitual, procedimental e atitudinal. Assinale a alternativa CORRETA para a dimensão conceitual:

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, sendo sua prática facultativa ao aluno:
I– que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II– maior de trinta anos de idade;
III– que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;
IV– que tenha prole.
Assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com os critérios de avaliação da Educação Física pretende-se avaliar o aluno a: I- Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras;
II- Participar das atividades respeitando as regras e a organização;
III- Interagir com seus colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero;
Quais desses critérios são verdadeiros:

O handebol é um dos esportes mais tradicionais no ambiente escolar. No que diz respeito à sua história e prática, considere as seguintes afirmativas:
I- Ao goleiro é permitido: quando na área, tocar a bola com qualquer parte do corpo numa tentativa de defesa, bem como deslocar-se livremente com a bola nas mãos; quando fora da área, tomar parte do jogo como qualquer outro jogador de quadra;
II- Na sua forma moderna, o handebol foi criado pelo alemão Hirschmann em 1912 e no mesmo ano foi introduzido no programa oficial dos Jogos Olímpicos em Estocolmo, Suécia;
III- O sistema 6:0 no handebol caracteriza-se pela ofensividade e pela intensa troca de posição entre os atletas;
IV- Na prática do handebol, três movimentos naturais acontecem de forma constante: o correr, o saltar e o arremessar;
Assinale a alternativa CORRETA:

Um dos grandes problemas de saúde pública no país é a hipertensão, caracterizada pela elevação acentuada ou súbita da pressão arterial. Embora seja uma doença predominantemente silenciosa, a pessoa portadora da hipertensão pode apresentar alguns sintomas, quais são eles?

As danças e outras atividades rítmicas e/ou expressivas podem ser abordadas e adaptadas a cada contexto escolar. Diante das possibilidades a seguir quais podem ser adaptadas no contexto escolar:
I- danças brasileiras: samba, baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba meu-boi, maracatu, xaxado, etc.;
II- danças urbanas: rap, funk, break, pagode, danças de salão;
III- danças eruditas: clássicas, modernas, contemporâneas, jazz;
IV- danças e coreografias associadas a manifestações musicais: blocos de afoxé, Olodum, timbalada, trios elétricos, escolas de samba; V - lengalengas;
VI - brincadeiras de roda, cirandas;
VII - escravos-de-jó.

Ao aplicar o conteúdo do jogo popular “bola queimada”, o professor pode elencar qual objetivo atitudinal para seus alunos alcançarem?

O atletismo é o um desporto olímpico, considerado natural pois se trata de uma modalidade que explora movimentos ditos básicos do próprio homem. Enquanto prática, é muito amplo e muitos falam de sua complexidade em relação às provas. Abrange uma coletânea e variedade de movimentos, entre eles ... Assinale a alternativa CORRETA com relação a variedade de movimentos do atletismo:

Inclui uma dimensão lógica (conhecimento de ordem e da duração, acontecimentos se sucedem com intervalos), uma dimensão convencional (sistema cultura de referências, horas, dias, semana, meses e anos) e um aspecto de vivência que surge antes dos outros dois (percepção e memória da sucessão e da duração dos acontecimentos na ausência de elementos lógicos ou convencionais. Assinale a alternativa CORRETA para o elemento psicomotor correspondente:

_________________ serve para medidas que

determinam os valores de circunferências de um

segmento corporal perpendicular ao eixo

longitudinal do mesmo segmento. O professor

através da medição periódica dos perímetros

musculares pode controlar a evolução do

desenvolvimento entre os diferentes grupos

musculares de seu trainee.

Complete a frase com o instrumento de avaliação

física CORRETO:

Com relação às práticas de atividades físicas e corporais nas aulas de educação física entre meninos e meninas, deve-se ter uma atenção especial, principalmente diante de suas competências. Muitas dessas diferenças são determinadas social e culturalmente e decorrem, para além das vivências anteriores de cada aluno, de preconceitos e comportamentos estereotipados. Para não ter problemas com esse tipo de prática os docentes devem tomar determinadas atitudes. Assinale a alternativa CORRETA:

Os jogos cooperativos foram criados, para que as pessoas, e as crianças em especial, pudessem jogar de maneira divertida enquanto aprendessem coisas positivas a respeitos de si mesmas, dos demais como quem jogam e do modo como devem comportar-se no mundo. São algumas características desse tipo de jogo...
I– A cooperação esta vinculada a comunicação, a confiança e ao desenvolvimento de habilidades positivas de interação social, posto que os jogadores precisam trabalhar como uma equipe, cada qual oferecendo sua contribuição;
II– A aceitação liga-se à elevação da autoestima e à felicidade (tanto quanto a rejeição provoca sentimentos opostos), porque cada participante sente que possui um papel significativo no decorrer do jogo e é parcialmente responsável pelo alcance dos objetivos do grupo;
III– O envolvimento relaciona-se com o sentimento de pertencer ao grupo, ser parte essencial do mesmo, ter contribuições a oferecer nas tarefas e encontrar satisfação nas atividades;
IV– O divertimento, que jamais poderia ser esquecido por ser geralmente o principal motivo das crianças jogarem, possibilita a vivência do lúdico sem medo do fracasso ou da rejeição.
Quais são verdadeiras?

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. Sobre essa proposição analise as afirmativas abaixo:
I- O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.
II- O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados.
III- Como prática esportiva, o esporte ocupa um importante lugar nas relações sociais.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do plano de aula:

De acordo com as regras do vôlei, assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282