Na fase higienista da educação física no Brasil, a ideia era de desenvolver e aprimorar a aptidão física do indivíduo por meio da prática de ginástica. As aulas eram ministradas por instrutores do exército, sendo que os conteúdos eram elaborados por:
Ao ouvirmos que um indivíduo está com lesão muscular no antebraço, podemos afirmar que a lesão não se refere ao músculo:
A concepção crítico-superadora descreve a educação física como uma prática pedagógica que tematizaformas de atividades expressivas corporais configurando uma área de conhecimento denominada de cultura corporal. Nesta perspectiva, as atividades expressivas são caracterizadas por:
Os tipos de vasos sanguíneos são denominados de artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias. Quanto às artérias, é incorreto afirmar que:
Segundo Waichman e Alberto (2004), quais são os três modelos teórico-práticos que contêm ações e princípios próprios do campo da recreação?
As tendências da educação física apontadas por Ghiraldelli Jr (1989), descrevem características específicas para cada período. Dentre esses períodos, o autor evidencia a tendência popular que tem como objetivo:
Num programa de treinamento de exercício físico, no que diz respeito ao intervalo de descanso, diferentes períodos de recuperação podem resultar em diferentes respostas fisiológicas, porém no treinamento de força duas respostas são evidenciadas em relação ao tempo de recuperação, que são: