As Línguas Estrangeiras permitem que os estudantes aproximem-se de várias culturas e, consequentemente, os integram num mundo globalizado. Dessa forma, As Línguas Estrangeiras assumem a função de serem veículos de comunicação entre os homens e o meio para se ter acesso ao conhecimento. Jornais, revistas, livros, internet fornecem informações, sobre os mais diversos assuntos, permitindo que seja feita uma análise da realidade, de fatos, e da vida em sociedade. O texto acima aborda a polêmica causada por uma decisão do Presidente Donald Trump. Considerando as afirmações sobre o texto assinale a alternativa correta: ● A caça aos elefantes será permitida somente quando for realizada para arrecadar fundos para programas de conservação da espécie. ● A caça ilegal matou mais de 140 mil elefantes de savana nos últimos sete anos. ● A bióloga Shaye Wolf acredita que a caça aos elefantes é benéfica ao Zimbábue porque o país está meio de um golpe político e não há como evitar que o governo administre a caça ● A Era Obama iniciou o programa de caça aos elefantes em Zimbábue e Zâmbia. ● A administração de Trump derrubou uma proibição da era de Obama sobre a importação de partes do corpo de elefantes.
[...] ao ensinar uma língua estrangeira, é essencial uma compreensão teórica do que é a linguagem, tanto do ponto de vista dos conhecimentos necessários para usá-la quanto em relação ao uso que fazem desses conhecimentos para construir significados no mundo social. (BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa. Brasília, 1998.) Logo, reconhecer semelhanças de grafia e significado bem como identificar quando as semelhanças se restringem apenas à escrita e não ao sentido das expressões em uso na situação comunicativa é uma das habilidades que o professor de inglês deve desenvolver. Analise as afirmações sobre o texto e assinale a alternativa correta:
O uso da linguagem (tanto verbal quanto visual) é essencialmente determinado pela sua natureza sociointeracional, pois quem a usa considera aquele a quem se dirige ou quem produziu um enunciado. Todo significado é dialógico, isto é, é construído pelos participantes do discurso. Além disso, todo encontro interacional é crucialmente marcado pelo mundo social que o envolve: pela instituição, pela cultura e pela história. (BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa. Brasília, 1998.) Logo, para que o aluno possa construir significados de natureza sociointeracional é necessária a utilização de três tipos de conhecimento: conhecimento sistêmico, conhecimento de mundo e conhecimento da organização dos textos. Considere as afirmações abaixo sobre os três tipos de conhecimento e sua influência na natureza sociointeracional e assinale a alternativa correta:
O verbo decide foi utilizado na forma correspondente ao passado do verbo, porque faz parte de uma locução verbal do Past Perfect. Marque a alternativa que contém apenas verbos que seguem a mesma regra que o verbo decide para formar o passado:
A riqueza do idioma se dá pelo fato de se poder expressar uma mesma ideia de diferentes formas, sem que haja alteração semântica. A relação entre os múltiplos sentidos das palavras e o sentido do texto deve se dar de maneira coesa para que haja êxito na comunicação. Dessa forma, todas as alternativas contêm a expressão correta para substituir o termo em destaque na frase, sem prejuízo semântico, EXCETO:
A avaliação é parte integrante e intrínseca ao processo educacional, indo muito além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno por meio de notas e conceitos. A função da avaliação é alimentar, sustentar e orientar a ação pedagógica e não apenas constatar um certo nível do aluno. (BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa. Brasília, 1998.) A avaliação contínua deve levar mais em conta as interações sociais desenvolvidas e reguladas do que, por exemplo, uma prova com a finalidade de medir, através da nota, o aprendizado do aluno. A tirinha acima aborda a visão de Calvin sobre a avaliação. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
Há expressões na Língua inglesa definidas como Phrasal Verbs, que são verbos que têm seu sentido modificado quando combinados com uma preposição ou partícula adverbial. Marque a alternativa que Phrasal Verb give up foi usado com o mesmo significado da tira:
Na fala da esposa foi utilizado o verbo take. Analise as frases abaixo e assinale a alternativa na qual o sentido atribuído ao verbo take está ERRADO:
Há no cartum um adjetivo que foi utilizado na forma comparativa de superioridade. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa na qual o adjetivo não foi usado na mesma forma: