Em um Jogo de Futebol, qual é a distância mínima dos adversários na execução de um tiro livre?
É função do sistema respiratório:
Dentro da Nutrição e atividade Física que classe de Nutrientes é mais importante na regulação do processo orgânico?
O professor vai dar uma aula de voleibol para uma turma de crianças, de 8 a 10 anos, de ambos os sexos, e ainda não iniciadas na prática deste esporte. O material que o professor tem à sua disposição é satisfatório, e o número de alunos é em torno de vinte. Considerando tais condições, o procedimento metodológico mais adequado para a concepção aberta (ou global), de aula é:
Dentre as etapas de um evento esportivo, qual das alternativas descrevem as etapas que acontecem antes da realização do evento?
O jogo de Futsal foi criado no ano de 1934, na cidade de Montevidéu no Uruguai, pelo esportista:
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Física, considera-se que as atividades físicas, recreativas e esportivas compõem o direito de os indivíduos conhecerem, de terem acesso às manifestações e expressões culturais que constituem a tradição da Educação Física, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Dessa maneira, o professor pode utilizar o esporte aliado a manifestações e expressões culturais do movimento humano, além de atender a outros objetivos decorrentes da prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
Com base no texto acima, avalie as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:
I. O professor deve, durante as práticas esportivas de competição na escola, orientar os alunos e torcedores a se manifestarem de forma respeitosa e solidária.
II. Para o desenvolvimento de manifestações e expressões culturais em uma aula de voleibol na escola, o professor deve dividir o grupo em pequenas rodas, distribuir o material esportivo e deixar os alunos sozinhos, para que eles mantenham a interação e desenvolvam a aprendizagem da cultura corporal sem intervenção pedagógica.
III. Nos dias chuvosos, quando não se pode utilizar as quadras, os jogos de tabuleiro tornam-se opções para atividades pedagógicas, durante as quais o professor pode utilizar brincadeiras para orientação e compreensão das regras da sociedade e para a promoção da atividade infantil, do pensamento e da liberdade.
IV. Por meio do esporte na escola, o professor pode intervir pedagogicamente junto aos alunos, para que a competitividade nunca ultrapasse os direitos essenciais de cada ser humano, a liberdade individual e a integridade física.
V. O professor deve promover atividades físicas, recreativas e esportivas, para estimular a importância da competitividade e da necessidade de ganhar nos jogos, pois esses interesses são fundamentais na ascensão profissional dos alunos.
O esporte é um mecanismo muito eficaz, no que se refere ao desenvolvimento da criança em relação à interação, boa comunicação, trabalho em equipe, respeito ao colega. Dentre as alternativas a seguir, aponte aquela em que NÃO há um exemplo de um esporte que desenvolva as habilidades de interação, boa comunicação, trabalho em equipe e respeito ao próximo:
Em um jogo de Voleibol qual é o fundamento que consiste em saltar próximo a rede formando uma barreira com as mãos, impedindo que a bola passe para a quadra: