Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia a seguir um trecho de Ana Mae Barbosa.É necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura para que além do fascínio das cores, das formas, dos ritmos, ela possa compreender o modo como a gramática visual se estrutura e pensar criticamente sobre as imagens" Com base nesse excerto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que:

Defendendo uma posição primitivista, por meio de uma poesia ingênua e portando um olhar que visava redescobrir o Brasil e o Mundo, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral fundaram o movimento conhecido como:

A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquela responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:

A proposta de inserir na educação em Artes a leitura de imagens, visa substituir uma concepção de educação artística que privilegiava:

Durante maior parte do período colonial, predominou o estilo conhecido como Barroco. Sobre esse estilo, em suas manifestações nacionais é incorreto afirmar que:

“Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhões, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca". (Machado de Assis, Conto de Escola).


O excerto acima retrata uma escola da época da Regência e apresenta uma cena cujo principal ponto toca na questão:

A abordagem sociointeracionista, muito influente nas teorias sobre Ensino de Artes, caracteriza-se por:

Saber ler imagens é uma exigência da sociedade contemporânea, tendo em vista a grande quantidade de informações que nos são transmitidas por meio dessa linguagem. Por esse motivo Ana Mãe Barbosa defende a necessidade de ensinarmos nas escolas:

A indisciplina escolar é apontada, por muitos, como um dos grandes problemas educacionais contemporâneos. Algo normal, para alguns, e inadmissível, para outros, o tema da indisciplina escolar tem sido objeto de estudos e de discussão. A maioria dos educadores, contudo, concordam que ela ocupa uma boa parte do uso do tempo pelos professores em sala de aula. Estudos de 2016 apontam que 20% do tempo de uma aula é utilizado para acalmar a bagunça e resolver questões de indisciplina, outros 13% para lidar com questões burocráticas e o restante para as aulas propriamente ditas. De posse dessa informação podemos afirmar que:

Surgido em meio à Primeira Guerra Mundial, esse movimento buscou chocar a classe burguesa da época e foi encabeçado sobretudo por um grupo de artistas refugiados. Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade. Assinale abaixo à qual movimento o texto faz referência:

Com a popularização do rádio, na década de 1930, o governo resolve, por meio de incentivos financeiros, veicular suas propagandas por esse canal. Esse incentivo governamental não se dá apenas por meio da veiculação de propagandas, mas também com o incentivo de compositores e músicos. Qual das alternativas abaixo melhor ilustra esse momento de nossa história:

A questão do pós-modernismo em arte foi muito discutida por inúmeros teóricos. Em linhas gerais, pós-modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades desde 1960, quando o cotidiano é invadido pela tecnologia eletrônica, visando saturações de informações, diversões e serviços que produzem um mundo de simulação. Os meios de comunicação não informam sobre o mundo, eles o transformam num espetáculo de simulacros para satisfazer a ávida sociedade de consumo. A primeira escola de arte a ser rotulada de pós moderna foi:

Nos dias atuais é cada vez mais comum a utilização, por parte do professor, de materiais complementares para elaboração de suas aulas – fotografias, vídeos, música etc. Cenário muito diferente daquele vivido em décadas passadas, na qual utilizava-se apenas os ditos livros didáticos. Nos dias atuais, os livros didáticos deixam de assumir uma posição central na relação de ensino-aprendizagem, mas sem perder a sua relevância, pois continuam a auxiliar o professor na sua tarefa diária como uma espécie de instrumento auxiliar. Diante desse texto e de seus conhecimentos, é possível afirmar que:

Não são poucos os autores engajados em denunciar o abismo que vigora nas escolas entre a cultura preconizada em sala de aula e a cultura de referência dos alunos, sobretudo quando estes pertencem a grupos sociais, étnicos e culturais marginalizados. Há, dessa forma, uma distinção entre a alta cultura, aquela propagada pela escola, e baixa cultura, aquela que os alunos possuem acesso. Esse embate, pode-se afirmar:

Um dos conceitos mais importantes para a música surgiu na Grécia Antiga, estando presente no pensamento de Pitágoras, Heráclito, Nicômaco e Platão, dentre outros. Tal conceito dizia respeito, para os gregos, qualidade cósmica que daria ordem e sentido ao jogo entre o caos - as dissonâncias, e a ordem - as consonâncias, vencendo sempre e afirmando-se necessariamente, a ordem ou consonância. O conceito em questão é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282