Leia a seguir um trecho de Ana Mae Barbosa.É necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura para que além do fascínio das cores, das formas, dos ritmos, ela possa compreender o modo como a gramática visual se estrutura e pensar criticamente sobre as imagens" Com base nesse excerto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que:
Defendendo uma posição primitivista, por meio de uma poesia ingênua e portando um olhar que visava redescobrir o Brasil e o Mundo, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral fundaram o movimento conhecido como:
A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquela responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:
A proposta de inserir na educação em Artes a leitura de imagens, visa substituir uma concepção de educação artística que privilegiava:
Durante maior parte do período colonial, predominou o estilo conhecido como Barroco. Sobre esse estilo, em suas manifestações nacionais é incorreto afirmar que:
“Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhões, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca". (Machado de Assis, Conto de Escola).
O excerto acima retrata uma escola da época da Regência e apresenta uma cena cujo principal ponto toca na questão:
A abordagem sociointeracionista, muito influente nas teorias sobre Ensino de Artes, caracteriza-se por:
Saber ler imagens é uma exigência da sociedade contemporânea, tendo em vista a grande quantidade de informações que nos são transmitidas por meio dessa linguagem. Por esse motivo Ana Mãe Barbosa defende a necessidade de ensinarmos nas escolas:
A indisciplina escolar é apontada, por muitos, como um dos grandes problemas educacionais contemporâneos. Algo normal, para alguns, e inadmissível, para outros, o tema da indisciplina escolar tem sido objeto de estudos e de discussão. A maioria dos educadores, contudo, concordam que ela ocupa uma boa parte do uso do tempo pelos professores em sala de aula. Estudos de 2016 apontam que 20% do tempo de uma aula é utilizado para acalmar a bagunça e resolver questões de indisciplina, outros 13% para lidar com questões burocráticas e o restante para as aulas propriamente ditas. De posse dessa informação podemos afirmar que:
Surgido em meio à Primeira Guerra Mundial, esse movimento buscou chocar a classe burguesa da época e foi encabeçado sobretudo por um grupo de artistas refugiados. Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade. Assinale abaixo à qual movimento o texto faz referência:
Com a popularização do rádio, na década de 1930, o governo resolve, por meio de incentivos financeiros, veicular suas propagandas por esse canal. Esse incentivo governamental não se dá apenas por meio da veiculação de propagandas, mas também com o incentivo de compositores e músicos. Qual das alternativas abaixo melhor ilustra esse momento de nossa história:
A questão do pós-modernismo em arte foi muito discutida por inúmeros teóricos. Em linhas gerais, pós-modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades desde 1960, quando o cotidiano é invadido pela tecnologia eletrônica, visando saturações de informações, diversões e serviços que produzem um mundo de simulação. Os meios de comunicação não informam sobre o mundo, eles o transformam num espetáculo de simulacros para satisfazer a ávida sociedade de consumo. A primeira escola de arte a ser rotulada de pós moderna foi:
Nos dias atuais é cada vez mais comum a utilização, por parte do professor, de materiais complementares para elaboração de suas aulas – fotografias, vídeos, música etc. Cenário muito diferente daquele vivido em décadas passadas, na qual utilizava-se apenas os ditos livros didáticos. Nos dias atuais, os livros didáticos deixam de assumir uma posição central na relação de ensino-aprendizagem, mas sem perder a sua relevância, pois continuam a auxiliar o professor na sua tarefa diária como uma espécie de instrumento auxiliar. Diante desse texto e de seus conhecimentos, é possível afirmar que:
Não são poucos os autores engajados em denunciar o abismo que vigora nas escolas entre a cultura preconizada em sala de aula e a cultura de referência dos alunos, sobretudo quando estes pertencem a grupos sociais, étnicos e culturais marginalizados. Há, dessa forma, uma distinção entre a alta cultura, aquela propagada pela escola, e baixa cultura, aquela que os alunos possuem acesso. Esse embate, pode-se afirmar:
Um dos conceitos mais importantes para a música surgiu na Grécia Antiga, estando presente no pensamento de Pitágoras, Heráclito, Nicômaco e Platão, dentre outros. Tal conceito dizia respeito, para os gregos, qualidade cósmica que daria ordem e sentido ao jogo entre o caos - as dissonâncias, e a ordem - as consonâncias, vencendo sempre e afirmando-se necessariamente, a ordem ou consonância. O conceito em questão é: