O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego do padrão culto da linguagem nas correspondências oficiais. Assinale a alternativa que apresenta concordância verbal ADEQUADA, conforme tais recomendações
Sobre a linguagem da redação oficial recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A impessoalidade é uma característica que deve ser dada aos assuntos nas comunicações oficiais, entretanto, devem ser
estimuladas as impressões individuais de quem as comunica.
( ) A clareza, que diz respeito à compreensão imediata do texto pelo leitor, é prejudicada pela ambiguidade e é conferida ao texto mediante fatores como uso do padrão culto da língua, padronização e concisão.
( ) Por seguir parâmetros ditados pelo Manual de Redação, o texto oficial dispensa uma releitura do texto redigido.
( ) Impessoalidade discursiva, linguagem clara e objetiva são essenciais para que a administração pública aja sem prejudicar ou privilegiar ninguém.
( ) Para atingir a clareza, além de cumprir as demais características da Redação oficial, é necessário revisar o texto.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.
Ao redigir um documento do padrão ofício, o agente administrativo deverá observar que:
Sobre o uso do e-mail nas comunicações oficiais, analise as proposições.
É CORRETO o que se afirma em:
Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e na linguagem literária, o uso da ambiguidade não é recomendado em texto oficiais, cuja objetividade revela-se como um fator primordial.
Identifique nos enunciados abaixo quais deles apresentam ocorrência de ambiguidade em sua construção:
Marque a alternativa que apresenta situação de ambiguidade.
Para se obter a clareza (uma qualidade essencial do texto oficial), é necessário:
Leia as proposições abaixo, que tratam de “comunicações oficiais”, e coloque V para verdadeira e F para falsa.
( ) Quem comunica é sempre o serviço público.
( ) O destinatário é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.
( ) O destinatário é exclusivamente uma instituição, órgão ou entidade pública.
( ) O que comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses
Sobre os fechos para as comunicações oficiais recomendados pelo Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo, atribuindo-lhes V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente ou demais casos: Respeitosamente.
( ) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente.
( ) As comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, têm as mesmas regras de fecho das comunicações dirigidas a autoridades inframencionadas.
( ) Os fechos têm formatação determinada pelo Manual de Redação da Presidência da República.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.
Sobre os pronomes de tratamento usados nas redações oficiais e em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Seguem as mesmas regras ditadas pelas gramáticas para os textos não oficiais.
( ) Seguem regras diferentes das ditadas pelas gramáticas para os textos não oficiais.
( ) Referem-se à segunda pessoa do discurso, por isso, os verbos relacionados a eles também devem ficar em segunda pessoa (do singular ou plural, conforme o caso).
( ) São de segunda pessoa, porém, todo e qualquer pronome a eles referidos deve concordar na terceira pessoa.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.
Leia o enunciado, preenchendo-lhe a lacuna.
__________________é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice Presidente para propor alguma medida, submeter projeto de ato normativo à sua consideração ou informá-lo de determinado assunto.
Indique a alternativa que apresenta o preenchimento CORRETO da lacuna.