Atentar às sentenças a seguir, coletadas em registros os mais diversos, identificar os erros de ortografia ou de acentuação gráfica e em seguida responder ao que se pede.
I- As lâmpadas florescentes são mais ecônomicas.
II- O criminoso foi apanhado em fragrante delito.
III- Os extrangeiros têm sido muito descriminados no país.
IV- O guarda de transito flagrou o motorista inflingindo a lei, quando este atravessava o sinal vermelho, e lhe infringiu uma multa.
V- Por ter se sentido constrangido e motivo de gracejos e vaias, no shopping – após uma violenta desinteria – e por não ter achado banheiro no segundo andar, fato que permitiu José sujar a sua calça de fezes – este ajuizou uma ação de reparação de danos morais contra a instituição, obitendo sucesso.
A quantidade total de palavras que apresentam, nas sentenças postas, algum tipo de erro, quer seja de ortografia ou de acentuação gráfica, de acordo com a norma culta, é:
As pistas não verbais presentes na imagem do texto III (roupas das personagens, seus gestos faciais, atitudes e comportamentos etc.) denunciam atitudes ilustradas pelas seguintes palavras:
Como sabemos, segundo a norma gramatical culta o sujeito de uma oração é aquilo (ou aquele) acerca do qual se afirma ou se diz algo ou alguma coisa. Neste sentido, o núcleo do sujeito sintático da oração destacada “Sempre existe a possibilidade de ser desmascarado", extraída do texto IV, é
Como sabemos, a linguagem humana pode ser usada para expressar sentimentos, para informar, para influenciar, mudar atitudes e comportamentos humanos os mais diversos. Aos recursos e estratégias linguísticos que são utilizados para tal chamamos funções da linguagem, quais sejam: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética. A transmissão dessa mensagem pressupõe um emissor, um receptor, um contexto, um código e um canal entre o emissor e o receptor. Neste sentido, a função da linguagem que predomina no diálogo é a